Criação de empregos marcou outubro nos principais municípios da Serra

2015-04-10_190211

O mês de outubro foi marcado pela continuidade da retomada do nível de empregos formais nos principais municípios da Serra Gaúcha, conforme a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho do mês de outubro de 2020, divulgada pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul.
As cidades estudadas que mais geraram empregos foram Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, impulsionadas pelo desempenho do setor industrial. Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).
O município de Bento Gonçalves registrou aproximadamente 2 mil admitidos e 1,5 mil desligados, resultando, então, em uma criação líquida de 470 empregos com carteira assinada, representando um acréscimo de 1,19% dos postos formais. Dessa forma, o município contou com um estoque de 39,8 mil empregos formais.
O resultado do mês de outubro foi motivado, principalmente, pela Indústria, que gerou 257 empregos com carteira assinada, um aumento de 1,49% do nível de empregos nesse setor em comparação com o mês anterior.
Além disso, o comércio contou com 139 novos empregos, sendo o segundo setor que mais criou empregos no mês. Nenhum setor obteve mais demissões que admissões. O desempenho de outubro marcou o quarto mês seguido de saldo positivo, após meses de saldo negativo.
Em 2020, a criação de empregos em outubro foi maior que em 2019. Nos últimos 12 meses foram fechados 333 empregos, frente à criação de 492 no ano anterior.