Covid: taxa de mortalidade em grávidas não vacinadas é cinco vezes maior

2015-04-10_190211

Estudo aponta que duas em cada três grávidas no Brasil optaram em não se vacinar

Um estudo mostra que a taxa de mortalidade por Covid-19 de grávidas é cinco vezes maior entre aquelas que não foram vacinadas contra a doença. Apesar da importância da vacinação, duas em cada três grávidas não se vacinaram. É um número baixo de imunizadas, o que causa preocupação, segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro da Covid, que fez o levantamento.

De acordo com a pesquisa, a chance de uma gestante que não tomou a vacina morrer é cinco vezes maior do que a que tomou as duas doses do imunizante. Para quem não se vacinou e teve que ser internada por Covid, a chance de morrer é de 15%. Para quem tomou uma dose da vacina, isso cai para 9% e, para quem tomou as duas doses, cai para 3%.

O estudo analisou os números do DataSUS sobre a vacinação contra a Covid, desde o início até o dia 24 de novembro do ano passado. Para o Observatório, a falta de direcionamento correto das autoridades e a desinformação foram os principais motivos para a baixa adesão das grávidas à vacina.

O organismo da mulher grávida sofre uma queda de imunidade por conta da gestação e ela pode desenvolver formas mais graves de Covid. Essa queda da imunidade acaba propiciando que essa infecção seja mais forte e a gestante tem outra condição também: quando o útero cresce, ele empurra o diafragma para cima. Então o pulmão fica, vamos dizer assim, mais comprimido e qualquer infecção respiratória pode ser mais grave, que é justamente o que o Covid e a Influenza podem fazer.