Covid-19 pode atacar o pâncreas e causar diabetes

2015-04-10_190211
O coronavírus pode ter maior probabilidade de infectar as células beta produtoras de insulina. Foto: Reprodução

Pesquisas indicam que vírus pode atingir e danificar as células que produzem insulina

Dois estudos recentes da Stanford University School of Medicine e da Weill Cornell Medicine sugerem que o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, pode atingir e danificar as células do corpo que produzem insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue, levando, assim ao aparecimento de diabetes.

Resumidamente, o diabetes ocorre quando o açúcar no sangue – ou glicose – está alto. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose dos alimentos a entrar nas células, regulando esses índices.

Anteriormente, estudos apontaram que o SARS-CoV-2 pode infectar células que produzem insulina, chamadas células beta, e até mesmo se replicar. Agora, as pesquisas publicadas na revista Cell Metabolism encontraram infecção por SARS-CoV-2 de células beta pancreáticas em amostras de pessoas que morreram de Covid-19.

O estudo da Stanford sugere que o coronavírus pode ter maior probabilidade de infectar as células beta produtoras de insulina, devido à uma proteína receptora.

A pesquisa também indicou que a infecção pode levar à redução da produção e liberação de insulina. Além disso, parecia levar à morte de algumas células beta e transformar as sobreviventes.