Covid-19 é também uma doença vascular

2015-04-10_190211

Pesquisadores observaram que o vírus Sars-CoV-2 danifica células endoteliais vasculares

Em estudo publicado por uma equipe internacional de cientistas no jornal científico Circulation Research, a Covid-19 é, na verdade, uma doença vascular. Inicialmente ela era considerada uma doença respiratória.
Na pesquisa, os estudiosos documentaram como a proteína spike do vírus Sars-CoV-2 contribui para danificar células endoteliais vasculares. Eles acreditam que a descoberta pode explicar melhor as complicações da Covid-19 e abrir portas para criar tratamentos mais eficazes contra a doença.

Para entenderem como o coronavírus penetra nas células endoteliais vasculares, os pesquisadores criaram um pseudovírus, que não é exatamente o Sars-CoV-2, mas tem uma coroa de proteínas spike, usada de verdade no processo de entrada nas células. Em testes com animais, o pseudovírus causou danos em pulmões e artérias, provando que a proteína spike trabalha sozinha para adoecer o organismo. Amostras de tecido também revelaram que houve inflamação nas células endoteliais da artéria pulmonar.

Em seguida, os pesquisadores resolveram repetir o processo em laboratório. Colocaram mais uma vez as células endoteliais das artérias do pulmão em contato com a proteína spike. Observaram, então, que outra proteína, chamada ACE2, se ligava à spike como um receptor.

O que ocorre é que a ligação entre as duas proteínas interrompe a sinalização molecular que a ACE2 faz para as mitocôndrias, organelas responsáveis pela geração de energia. Dessa maneira, as mitocôndrias das nossas células são danificadas e a pessoa adoece.