Coruja, superprotetora, conectada… são as mães dos novos tempos

2015-04-10_190211

Elas têm fama de serem todas iguais, mas não é bem assim. Embora tenham características semelhantes, cada mãe é única, e se destaca por alguns traços da sua personalidade

Novos tempos, novas mães. E tem de todos os tipos. Famosa, executiva e até mesmo baladeira. Cada uma a seu jeito, elas procuram fazer o máximo para manter a prole em segurança. Montam esquemas com ajuda de parentes e empregados para que nada falte quando estiverem ausentes, justamente porque a maioria trabalha. Para não perder momentos importantes dos pequenos, fazem verdadeiros malabarismos. Vale levar o laptop para a escola do filho. Assim, enquanto o acompanham na fase de adaptação, administram o escritório de longe. Também vale levar o filho para o trabalho.
Elas têm fama de serem todas iguais, mas não é bem assim. Embora tenham características semelhantes, como o cuidado e preocupação com o bem-estar dos filhos, cada mãe é única, e se destaca por alguns traços da sua personalidade. E é isso que faz com que tenham um jeito particular de demonstrar seu amor e se relacionar com os filhos. Tem aquela que é controladora, a antenada, a superprotetora, a coruja, a amiga, e por aí vai.
O jornal Gazeta fez uma lista com 13 ‘tipos’ de mãe que todo mundo conhece, seja a sua própria ou a de um amigo próximo. É claro que pode existir muitos outros tipos que não entraram na lista, porque embora sejam singulares, as mães também são plurais. Por isso, não se assuste se você identificar que a sua se encaixa em mais de um tipo, porque mãe é assim mesmo, é multitarefas e tem multipersonalidade.

Confira e identifique a sua


Mãe que é mais legal que o filho – Brincalhona, faz piada, adora receber amigos do filho em casa e deixa todo mundo à vontade. Seus amigos gostam mais dela do que de você.
Mãe baladeira – Tem mais pique que os filhos adolescentes, está sempre por dentro das baladas e chega em casa mais tarde que você.
Mãe superprotetora – Quer acompanhar o filho até em entrevista de emprego. Quando alguém ofende ou tira sarro de um dos filhos, ainda que seja na brincadeira, ela intervém e não deixa barato.
Mãe coruja – Também conhecida como “babona”, ela morre de orgulho das crias e está sempre contando para Deus e o mundo sobre as conquistas e vitórias delas (mesmo que não sejam lá grandes coisas).
Mãe conectada – Depois que descobriu as redes sociais, ela não saiu mais de lá. Posta fotos do passado (seu e dela), compartilha links e informações falsas sem checar a fonte, comenta em todas as fotos em que você é marcado e compartilha postagens dos seus amigos que tenham relação com você.
Mãe melhor amiga – Ela ganhou sua confiança se mostrando sempre compreensiva e confiável. Você conta absolutamente tudo da sua vida para ela e segue seus conselhos. Você nem sonha em mentir para ela, porque a consciência não deixa.
Mãe que já cumpriu seu papel – Ela deu aos filhos toda a assistência e carinhos necessários quando eles estavam crescendo. Agora que já são grandinhos, seu trabalho acabou, e ela voltou a “viver a própria vida”: viaja, sai, não dá muitas satisfações para você e também não quer saber de filho adulto tirando a paz dela.
Mãe controladora – Você já está na faculdade, mas ela insiste em querer ver suas notas ou controlar os horários dos seus compromissos; quer marcar e ir ao médico com você; controla sua alimentação e seu estilo de vida. Ela tem boas intenções: apenas não percebeu que você cresceu.
Mãe inapropriada – Ela gosta de te fazer passar vergonha na frente dos amigos: conta histórias humilhantes, faz encenações em público ou na frente do seu novo namorado(a) só para te constranger, conta piadas sexuais descabidas para o momento e expõe suas fraquezas diante da família. Mas é tudo por amor.
Mãe mestre-cuca – Ela é famosa entre seus grupos de amigos por cozinhar excepcionalmente bem. Nenhuma visita é capaz de recusar seja lá qual prato ela oferecer – bolo, sobra do almoço, sanduíche, não importa. Aliás, alguns amigos seus vão até sua casa só para comer a comida dela.
Mãe com mania de organização/limpeza – Toda vez que entra no seu quarto, ela clama a Jesus Cristo. Briga com você para lavar a louça, para arrumar o armário, para enxugar o banheiro, para tirar o tênis sujo de cima do tapete.
Mãe faz-tudo – Paga suas contas, vai ao correio por você, resolve seus pepinos com banco, convênio médico e seguro do carro, declara seu imposto de renda, faz supermercado para você, dá carona – tudo isso enquanto faz as mesmas coisas pelos seus irmãos e ainda resolve a própria vida. Você não tem ideia de como ela consegue arrumar tantas horas no dia (e na verdade nem quer saber, pois – admita – está bem acomodado nessa situação).

Compras para o dia das mães
Ir direto ao que deseja comprar: Saber o que vai comprar antes de sair de casa facilita a vida de quem vai presentear e ajuda a economizar. Uma das dicas para acertar no presente é estar atento ao perfil da mãe e, se possível, apurar se ela deseja algo específico que pode evitar uma futura troca ou tempo perdido voltando a uma determinada loja.
Antecipar presentes: Pesquisar em várias lojas e verificar nos sites e é a melhor forma de driblar os preços altos. Sondar três estabelecimentos diferentes já permite avaliar qual o melhor lugar para fazer a compra. Tendo em vista a proximidade da data, caso a compra seja online é preciso certificar-se quanto à data de entrega do presente.
Golpes por e-mail: Um golpe muito comum é o envio de e-mails com promoções que encantam o consumidor. Basta um clique para que os vírus sejam instalados no computador, deixando vulneráveis os dados pessoais e bancários. Compre apenas em sites de lojas conhecidas, que tenham o selo de segurança visível em formato de cadeado na tela do computador, e vale a pena checar qual é o endereço eletrônico, para saber se ele condiz com o nome da loja. Uma outra forma de garantir uma boa compra, é verificar se a barra de endereço do navegador apresenta “https”, que significa ‘navegação segura’.
Compras online: Na hora de fazer compras online, é preciso verificar a reputação da loja em outros sites e rankings. É importante observar se há informações do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, com todos os dados disponíveis.
Vale-presente: Caso o consumidor permaneça na dúvida do que comprar, um vale-presente é indicado. Assim, fica mais fácil conciliar o preço e presente certo, para não errar na hora de agradar.
Garantia de troca: Ainda que os consumidores se dediquem a presentear as mães, as escolhas são passíveis de erro. Por isso, garantir que o produto possa ter trocado é indispensável.
Atenção aos prazos: Em compras realizadas pela internet, existe o direito ao arrependimento. É garantido ao consumidoro cancelamento e a devolução do valor gasto dentro do prazo de sete dias, independente da existência de defeitos.

As surpresas

Flores
São poucas as mulheres que não gostam de receber flores. Uma surpresa tão simples e que a vai deixar com o coração cheio.
Pegue nos mais pequenos e leve-os a apanhar flores que tenham no jardim de casa. Depois, podem juntar tudo e fazer um fantástico ramo.
Se não tem flores em casa, passe na florista mais próxima e escolha as flores preferidas da mãe. Depois, basta juntar um postal, um desenho ou uma frase carinhosa, para a deixar com um sorriso de orelha a orelha.

Fotos da maternidade
Não importa há quanto tempo se é mãe! A maternidade é especial, independentemente de há quanto tempo possa ter nascido o filho.
Como tal, existem certos momentos que não devem ser, de maneira alguma, esquecidos. O pai pode ajudar as crianças a escolher as melhores fotografias, que ilustrem a história da mãe enquanto tal, desde a gravidez, ao nascimento, o batizado, passado pela primeira vez em que a palavra “mamã” foi dita pelo filho.
Imprima as fotos, cole em folhas de cartolina e crie um livro para oferecer como surpresa no dia da mãe.

Escreva uma carta
Muitas vezes, as cartas ficam esquecidas e são cada vez mais substituídas por e-mails e mensagens.
Por isso mesmo, receber uma carta no dia da mãe pode ser muito especial. Escreva uma carta à sua mãe listando, por exemplo, tudo aquilo que adora nela.
Coloque-a no correio e deixe que ela a descubra.

O dia para relaxar
Capazes de conciliar o trabalho, as super-mães também merecem um dia de relaxamento. E nada melhor do que uma grande surpresa no dia da mãe para lhe proporcionar o descanso merecido.
Encha a banheira e prepare um banho de espuma, aromatizando com sais e enfeitando com pétalas de rosa. Coloque uma música zen para proporcionar um ambiente de descanso. No final, uma massagem com óleo de amêndoas doces vai fazer as maravilhas de uma mãe babada e vai ser uma das surpresas para o dia da mãe inesquecíveis

Café da manhã especial
Para começar o dia surpreendendo a sua mamãe, acorde um pouquinho mais cedo e faça um café da manhã super especial! Com a ajuda do seu papai ou de alguém mais velho, você pode preparar:
– Mini pãezinhos ou bisnaguinhas com requeijão;
– Torradas com geleia de frutas;
– Uma xícara de café com leite bem quentinho;
– A fruta favorita dela, cortada em pedaços num pratinho.

Espalhe bilhetes
Você sabe o que a sua mamãe costuma fazer no domingo? Tomar um banho de manhã? Ler uma revista na varanda? Preparar o almoço para a sua família? A ideia é deixar bilhetinhos fofos espalhados por onde ela vai passar ou deixá-los colados em objetos que você sabe que ela vai usar durante o dia.