Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo?

2015-04-10_190211
A celebração é uma das mais antigas do catolicismo e ocorre nesta quinta (03). Foto: Reprodução

A celebração é uma das mais antigas do catolicismo e ocorre nesta quinta-feira (03)

Quinta-feira é celebrado o Corpus Christi e, apesar da pandemia, muita gente se prepara para o feriadão, juntando a sexta e emendando com o final de semana, quem sabe imaginando uma viagem rápida.

Celebrado neste ano em 3 de junho, o Corpus Christi não é feriado nacional, mas sim um ponto facultativo.
Para evitar o aumento do contágio pelo novo coronavírus, Paraíba e Piauí, e as capitais São Paulo e Vitória anteciparam a data. A decisão de manter o Corpus Christi como ponto facultativo foi divulgada pelo Ministério da Economia no final do ano passado.

Afinal Corpus Christi é feriado?
Então, em Bento Gonçalves a data é considerada feriado, conforme Lei Municipal nº4149/07. Nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Porto Velho, a data também é feriado municipal.

O que é celebrado no Corpus Christi?
A festa é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 para ser celebrada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “corpo de Cristo”. Para os católicos, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo. Assim como o vinho se converte em seu sangue.
A celebração não tem data fixa no calendário. Acontece 60 dias após a Páscoa, realizada sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, o fim do carnaval.