Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados com fogão a lenha e lareira no inverno

2015-04-10_190211
É importante verificar se a instalação das chaminés está em perfeitas condições e em local seguro

Segundo Major Sandro Carlos da Silva, descuido pode ocasionar incêndio

Segundo Major Sandro Carlos da Silva, descuido pode ocasionar incêndio
Com o frio rigoroso do inverno, é comum a utilização de lareiras e fogões a lenha. Contudo, o uso desses itens requer alguns cuidados, porque, quando mal utilizados, podem ocasionar incêndios. A reportagem conversou com o major do Corpo de Bombeiros, Sandro Carlos da Silva, que deu algumas dicas de cuidados fundamentais para a segurança.
De acordo com ele, o Corpo de Bombeiros já atendeu dois princípios de incêndios este ano, ocasionados pelo fogão a lenha. “A maioria dos acidentes acontecem com fogão a lenha e chaminé de lareira. A pessoa tem que ter a certeza que não ficou nenhuma fagulha ou lenha acessa”, alerta.
Segundo Silva, a falta de limpeza da chaminé pode ocasionar num incêndio. “Muitos acidentes começam nos canos, em lareiras ou fogão lenha. É importante realizar uma limpeza constante também na chaminé, para evitar que acumule sujeira. Outra dica é que as pessoas deixem afastado o cano do fogo”, explica.
12 recomendações para evitar acidentes com lareiras e aquecedores de inverno
Certifique-se que estes estejam instalados em locais seguros da casa, distantes de tubulações a gás, cortinas e móveis.
Não deixe objetos acumulados sobre lareiras ou próximos aos fogões à lenha, em caso de princípio de incêndio estes materiais servirão como combustível e tendem a alimentar as chamas, propagando o fogo.
Use material próprio para queimar em lareiras ou fogões à lenha, evitando madeira industrializada ou tratada quimicamente.
Não permita que crianças alimentem lareiras ou fogões à lenha. Além disso, elas devem manter distância de segurança destes locais.
No caso específico de lareiras, utilize tela metálica com malha entre 2 e 5 mm para evitar que fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.
Verifique se a instalação das chaminés está em perfeitas condições e em locais seguros.
Não coloque lenha em excesso em lareiras e fogões à lenha. Nunca deixe o local sem antes se certificar que o fogo está extinto.
Sempre mantenha entradas de ar em ambientes com fogo de lareira, fogões e aquecedores. O ar nesses locais precisa ser renovado, evitando risco de morte por intoxicação com monóxido de carbono – CO, ou mesmo por asfixia em razão do consumo de oxigênio do ambiente.
No caso de aquecedores, somente adquira aparelhos certificados pelo Inmetro. Antes de ligá-los, verifique se não há necessidade de realizar algum reparo ou manutenção dos equipamentos.
Aquecedores a gás precisam ser aprovados junto ao corpo de bombeiros militar (exceção quando instalados em edificações unifamiliares) e instalados por profissionais com responsabilidade técnica.
Não coloque roupas, utensílios ou objetos sobre os aquecedores.
É proibido o uso de álcool ou outros combustíveis para queimas em ambientes fechados.