Coronavírus pode ser contagioso mesmo depois dos sintomas terem desaparecido

2015-04-10_190211

O novo coronavírus, Sars-Cov-2, que pode continuar sendo contagioso mesmo depois dos sintomas terem sumido, mas por quanto tempo? A capacidade de infectar outras pessoas, de transmitir esse vírus a outras pessoas, dura de 7 a 10 dias mais a partir do aparecimento dos sintomas”, explica o infectologista Vicente Soriano, professor da Universidade Internacional de La Rioja, na Espanha, e ex-conselheiro da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A partir desse momento, quando os sintomas já passaram ou desapareceram, a possibilidade de infectar outras pessoas também diminui.Ou seja, uma pessoa com coronavírus deixa de ser contagiosa cerca de 10 dias após o início dos sintomas. Mas é preciso tomar cuidados antes de sair do isolamento: se certificar de que não tem mais nenhum sintoma e de que não se tem febre há pelo menos 24 horas sem o uso de remédios.

Casos assintomáticos
Os assintomáticos podem variar entre 6% e 41% dos casos de contaminação, ou seja, ainda há grande incerteza sobre qual a proporção de casos entre os contaminados. Além disso, muitas pessoas que acreditam ser assintomáticas na verdade tiveram alguns sintomas, mas bem leves, que acabaram passando despercebidos.
Há também o caso de pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19, ainda não têm sintomas, mas vão desenvolvê-los no futuro — são as pessoas pré-sintomáticas. De qualquer forma, os pesquisadores descobriram que as pessoas sem sintomas carregam a mesma quantidade de vírus que pacientes com sintomas. E ambos permanecem com essa carga viral pelo mesmo tempo.Por isso, os especialistas ressaltam a importância do uso de máscaras e da observação do distanciamento social.
Essas duas medidas podem ajudar a reduzir o risco de que uma pessoa com Covid-19 e sem sintomas infecte outras pessoas.