Coradinho saudável: dicas para quem não quer parecer maquiada

2015-04-10_190211

Entre tantos efeitos tão buscados por quem não abre mão de se maquiar – como cílios volumosos, contorno que engana os olhos ou o lápis branco que abre o olhar – o “coradinho saudável” é dos mais unânimes. Isso porque não exige muita experiência e funciona com absolutamente tudo, agradando das mais discretas às de personalidade mais extravagante (que veem no blush suave o par perfeito para um batom de tom gritante ou olhos animados).
O blush de efeito natural, que dá apenas um aspecto de saúde ou, como tantas gostam de descrever, o rubor de quem acabou de dar uma longa caminhada, pode ser pêssego, rosa, bronze ou até vermelho. Vale apostar nos em pó em cores clássicas ou, entre os favoritos dos maquiadores, versões cremosas, que aliam a cor ao efeito viçoso. Para quem quer um visual monocromático e um necessaire mais compacto, a dica de usar o próprio batom como blush também vale.

Prepare a pele
Antes de aplicar o blush, é essencial criar uma base lisa e uniforme na pele, para evitar o efeito manchado. O primeiro passo é espalhar um primer siliconado em todo o rosto, seguido da sua base ou BB Cream favoritos.

Aplique o pó antes do blush
Um erro muito comum é aplicar o pó compacto ou translúcido depois de toda a pele estar pronta, inclusive com o blush. Embora seja indicado para quem tem pele oleosa, este hábito deve ser evitado pelas donas de pele mista e seca, já que apaga o viço e brilho da cor nas bochechas.

Escolha o acabamento perfeito
Na hora de escolher o blush mais indicado para você, é importante ter em atenção a sua consistência. Para quem gosta de um acabamento mais matte ou tem a pele muito oleosa, pode se sentir mais confortável com um blsuh em pó, que também tem uma durabilidade maior. Já as donas de pele seca ou mista podem apostar na fórmula mais cremosa.

Retoque o produto ao longo do dia
Ao longo do dia, a pele vai absorvendo os produtos e a cor do blush acaba desaparecendo após algumas horas. Se necessário, aplique novamente o produto, criando uma outra camada, apostando sempre na leveza e suavidade para evitar um efeito marcado.

Use a esponja de base para apagar exageros
Se na hora de aplicar a cor nas bochechas acabar por exagerar um pouco, não desespere. O truque está em apostar na esponja usada para aplicar a base, que já está “suja” com produto. Com leves batidinhas, ou mesmo rolando e pressionando a ferramenta contra a pele.

Opte pela cor que mais favorece a sua pele
A regra número um para aplicar produtos de pele no rosto é apostar na leveza, para conseguir um aspecto bem natural. A ideia é deixar parecer que não está usando nada e por isso é essencial escolher o tom adequado para a sua pele. Inspire-se na cor real que aparece nas suas bochechas quando fica corada e tente achar uma tonalidade o mais próxima possível. Quem tem pele clarinha, geralmente fica bem com os rosados, já as morenas podem apostar nos alaranjados como pêssego, e as negras devem preferir os avermelhados como o tom de ameixa.

Invista num bom pincel
O próximo passo é escolher o pincel certo para espalhar o produto. Um pincel de tamanho médio e chanfrado é o ideal para o blush em pó, e as cerdas naturais são mais indicadas para distribuir o produto de forma equilibrada. Para fórmulas cintilantes, o pincel vassourinha também pode conquistar um acabamento perfeito; já quem usa o blush em creme pode usar os dedos ou espalhar o produto com uma esponjinha

Cintilante ou sem brilho?
Antes de escolher o tipo de acabamento pretendido para o toque de cor nas suas maçãs do rosto, é essencial pensar no tipo de luz a que vai se expor. Para o dia a dia, sob a luz do sol e do escritório, o ideal é evitar o acabamento cintilante e optar pelas fórmulas sem brilho; já para a noite, o contrário é válido. Além disso, um efeito matte, cremoso ou cintilante também pode ajudar a disfarçar uma pele oleosa ou dar mais luminosidade à pele seca.

Aplique de acordo com o seu formato de rosto
O modo como aplica o blush também é muito importante para um efeito corado perfeito, e de acordo com o seu formato de rosto, há um jeito específico. Movimentos circulares na parte mais cheia das bochechas são ideais para dar um ar mais volumoso a um rosto muito fino; aplicar o produto no côncavo da maçã do rosto é perfeito para afinar uma face redondinha. Quem quer encurtar um formato facial muito longo deve espalhar o blush das têmporas até ao início da bochecha; e um rosto quadrado pode ser suavizado aplicando o produto nas laterais da face.

Sorria
Para uma aplicação de blush perfeita e supernatural, o truque é colocar a cor no lugar onde naturalmente aparece uma cor rosada. Para descobrir a posição certa, sorria: com as maçãs do rosto levantadas, aplique o blush na parte mais cheia e espalhe para fora em direção às orelhas.