Cooperativa Vinícola Garibaldi combina vinhos e chocolates em nova degustação

2015-04-10_190211
Cooperativa Vinícola Garibaldi mostra novidades na primeira edição da Wine South America

Harmonização temática ‘Taça e Trufa’ convida para uma experiência enogastronômica

 

Dois dos sabores que melhor representam a Serra gaúcha protagonizam a nova experiência que a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta ao público durante a Wine South America – Feira Internacional do Vinho (que segue até dia 29, em Bento Gonçalves) e oferece aos visitantes em seu Complexo Enoturístico: o ‘Taça e Trufa’, que combina vinhos, espumantes e chocolates em perfeita harmonia – surpreendendo o paladar de quem se aventurar por essa deliciosa novidade.
As degustações harmonizadas trazem bebidas derivadas da uva e trufas artesanais. A experiência enogastronômica inclui três espumantes e dois vinhos, cada qual combinado a uma variedade do doce, feito à base de chocolate e com recheios saborizados. Essa nova atração torna o roteiro dos turistas ainda mais completo e inesquecível. “Esse projeto que une dois elementos comuns no imaginário de quem visita a Serra gaúcha: vinho e chocolate. É uma proposta diferente, convidativa para que as pessoas provem esse universo de sabores”, comenta o sommelier Diego Zanatta.

Como é a degustação harmonizada
A nova experiência da Cooperativa Vinícola Garibaldi é um convite ousado. “O vinho é uma bebida intensa e complexa, com os fatores de paladar e aromas bem marcantes. Já o chocolate tem uma mega intensidade. A parceria entre os dois pode até não ser muito técnica, mas é uma combinação empírica, passional”, pondera o gerente de marketing e turismo Maiquel Vignatti. No caso dos espumantes, o desafio aumenta por conta da sutileza da bebida, contraposta às propriedades de gorduras e açúcar do doce derivado do cacau – um só pedacinho pode ‘sufocar’ os atributos gustativos do líquido borbulhante.
O programa é composto por três espumantes, dois vinhos e cinco sabores de trufas, apresentando algumas das possibilidades de degustação resultantes da combinação entre eles. Conheça as sequências sugeridas:

1ª sugestão: Chardonnay e Trufa de maracujá
A combinação ressalta o cítrico e acidez do vinho, que tem muitas notas desta fruta em seu aroma. A doçura deixa uma sensação muito agradável.

2ª sugestão: Prosecco e Trufa de laranja
Uma brincadeira que remete ao Spritz, drink famoso da região do Vêneto, que combina Prosecco, Laranja e Aperol. A sensação refrescante vem da combinação surpreendente com toques agridoces.

3ª sugestão: Espumante Rosé Pinot Noir e Trufa de cereja
Essa combinação traz uma releitura do lugar comum das frutas vermelhas, ou seja: o sensorial do morango contraposto ao espumante. Como um drink, remete Kir Royal, com suas notas que lembram ao cassis.

4ª sugestão: Cabernet Sauvignon e trufa de chocolate meio amargo
Essa proposta ressalta as propriedades do cacau, matéria-prima do chocolate, suas características de aromas – destacados pela combinação com os taninos do vinho.

5ª sugestão: Espumante Moscatel e Trufa champagne
Essa trufa tem uma combinação poderosa: chocolates branco e preto, com toque de espumante da própria cooperativa. Sua combinação aposta no equilíbrio de sabores para ressaltar o uso criativo do Moscatel como sobremesa.
A experiência, com cerca de 45 minutos de duração, mescla momentos teóricos e práticos para que os participantes aprendam a explorar os sentidos e potencializar as sensações despertadas pela combinação de vinhos e chocolates. As sessões são realizadas para grupos com no mínimo duas e no máximo nove pessoas por vez. O agendamento pode ser feito pelo fone (54) 3464.8104 ou pelo e-mail turismo@vinicolagaribaldi.coop.br

 

SERVIÇO

 

O quê: Taça & Trufa – degustação harmonizada de vinhos e chocolates
Onde: Cooperativa Vinícola Garibaldi (av. Independência, 845 – Garibaldi/RS)
Horário: de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h; nos domingos e feriados, das 10h às 15h
Duração: 45 minutos
Quanto: R$ 35,00
Informações e agendamento: Fone e WhatsApp (54) 3464.8104 | turismo@vinicolagaribaldi.coop.br
Degustação ‘Taça e Trufa’ está sendo apresenta pela vinícola aos visitantes e também pode ser apreciada no Complexo Enoturístico, em Garibaldi
Crédito das imagens: Optimus produções.