Contratos do Fies de 2018 devem ser renovados até agosto

2015-04-10_190211
Os estudantes que desejam realizar a renovação do contrato devem validar as informações prestadas pelas instituições de ensino no Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil -SisFies

Os estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies a partir de janeiro de 2018 devem renovar os contratos até o dia 31 de agosto pelo site: sisfiesportal.mec.gov.br.
Para realizar a renovação do contrato os alunos devem estar com os pagamentos em dia. Caso não seja realizada a renovação por três semestres seguidos, o contrato pode ser cancelado.
Aqueles que desejam suspender ou encerrar o financiamento podem realizar também pelo sistema, desde ontem (8), é possível solicitar a transferência de instituição de ensino pela plataforma online.
As alterações no contrato tal como a troca de fiador, devem ser realizadas em uma agência da Caixa Federal. Nesse caso específico, o estudante deverá comparecer com o novo fiador e apresentar a documentação necessária para assinatura de termo aditivo ao contrato.

Novo Fies
Desde o ano passado foi lançado o novo Fies, que tem modalidades de acordo com a renda familiar. O Fies juro zero é voltada para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.
Há também a modalidade P-Fies, que beneficia os candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
O aditamento está aberto apenas para contratos firmados junto à Caixa. O aditamento dos contratos firmados antes de 2018 seguem cronograma definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação -MEC.