Conta de luz fica 22% mais cara

2015-04-10_190211

Medida, autorizada na terça-feira, passou a valer ontem (19)

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na terça-feira (17) o reajuste médio de 22,47% nas contas de luz de consumidores atendidos pela RGE-Sul Distribuidora de Energia S.A, que passou a valer na quinta-feira (19). A RGE atende a 1,3 milhão de unidades consumidoras. Para os consumidores residenciais, o índice de aumento será de 20,96% e, para as unidades atendidas pela alta tensão, de 24,99%.
Segundo a Aneel, o reajuste faz parte da quarta revisão tarifária. “A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas”, detalha.

Audiência Pública
A ANEEL vai promover a partir das 8h30 de quinta-feira (26), a audiência pública que irá discutir a Quarta Revisão Tarifária Periódica da Rio Grande Energia S.A. O evento será realizado no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), localizado na Rua Ítalo Victor Bersani, número 1134, bairro Jardim América. A empresa atende 1,4 milhão de unidades consumidoras localizadas em 255 municípios do Rio Grande do Sul, entre eles, Bento Gonçalves.

Conselho de Consumidores fará encontro para preparar para audiência pública
Representantes de sindicatos, federações, associações e câmaras de indústria, comércio e serviços e produção rural, e do poder público e consumidores residenciais de energia elétrica terão um encontro preparatório para a audiência na tarde de quarta-feira (25), das 14h às 15h30, na sede da RGE em Caxias do Sul (Sala Transformação). No local, o engenheiro Jenner Ferreira prestará consultoria gratuita para os representantes da sociedade interessados em se manifestar diante da agência reguladora no dia seguinte.
“Caso seja aprovado o aumento proposto pela Aneel, de mais de 19% na conta de luz, a economia de toda região estará sujeita a um impacto de aproximadamente R$ 800 milhões, de junho de 2018 a maio de 2019. Mas, o que está acontecendo hoje é resultado daquilo que foi discutido e aprovado em anos anteriores. Por isso é imprescindível a participação de todos os segmentos da sociedade no encontro preparatório e na Audiência Pública. As regras da nossa despesa com energia elétrica até 2023 estão em jogo”, destaca o presidente do Conselho de Consumidores da RGE, Claiton Gaieski Pires.