Consumo de ‘vinhos ativistas’ não é moda passageira

2015-04-10_190211

Independentemente sobre qual for sua preocupação: oceanos, rinocerontes, pesquisa cardiovascular, fome, ostras, cães feridos, salmão, veganismo, projetos de arte, política, ação climática – existe um vinho para você. (E não, não apenas para esquecer seus problemas.)
Os chamados “vinhos ativistas”, aqueles que inspiram os bebedores a comprar, criaram um novo roteiro para o bom vinho.
Assim como ocorre com o aumento do consumo ético, os vinhos que fazem o bem e são saborosos não são apenas uma moda passageira.
Esses vinhos representam uma séria mudança no setor, que passou de nicho para convencional nos últimos anos.
“Existem inúmeras pesquisas que mostram que as pessoas hoje querem comprar produtos produzidos de forma ética e sustentável de empresas que compartilham seus valores”, diz Rob Symington, cuja família é proprietária da empresa de vinhos Symington Family Estates, com sede em Portugal.
Em 22 de julho, a empresa de vinhos de quase 140 anos alcançou o status B Corporation, juntando-se a um movimento global de empresas comprometidas com práticas sociais, ambientais e éticas de negócios.