Consumo de energia deve subir 3,3% em janeiro de 2021 na comparação anual

2015-04-10_190211

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirma que a projeção considera a expectativa de altas temperaturas no mês em todas as regiões do país O consumo de energia deve crescer 3,3% em janeiro de 2021 em relação ao mesmo mês em 2020, chegando a 73.012 MW médios, de acordo com o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado dia 2 de janeiro.

Produção de energia fica 11 vezes mais cara e conta voltará a subir em 2021

O consumo aumentou nos últimos três meses e pode sobrecarregar ainda mais o sistema elétrico, que já está estressado

O ano de 2021 promete ser difícil para o setor elétrico se duas variantes não apresentarem tendência de melhora. A mais preocupante é a falta de chuvas, que tem deixado os reservatórios das hidrelétricas — principal fonte de geração de eletricidade no país — em baixa. O outro fator é antigo: o estresse na distribuição da energia até os consumidores.

O consumo aumentou nos últimos três meses e pode sobrecarregar ainda mais o sistema elétrico, já estressado. A reabertura econômica, após o período crítico de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, elevou a utilização de energia.

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a variação do consumo de energia no terceiro trimestre teve alta em relação ao mesmo período do ano passado.