Consepro quer que os 28 novos soldados da BM permaneçam na cidade

2015-04-10_190211

Em cerimônia realizada na quarta-feira (07), nos Pavilhões da Fundaparque, 28 alunos-soldados foram habilitados para a função na Brigada Militar. Destes, apenas seis têm a permanência garantida em Bento Gonçalves. O Presidente do Consepro, José Zortéa, revelou à redação da Gazeta que pretende gestionar para que todos cumpram serviço no município

A formação dos novos soldados tem como objetivo reforçar os batalhões da Brigada Militar (BM). Os alunos realizaram o curso junto ao 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), e desde novembro de 2018 vinham participando das mais de 1.675 horas-aulas, que englobaram conhecimentos específicos da atividade policial-militar.
Os soldados-alunos receberam aulas das disciplinas: Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, defesa pessoal, medicina legal, policiamento ostensivo, entre outras.
A solenidade da Formatura contou com a presença de cerca de 600 pessoas, entre familiares e lideranças locais.
Entretanto, a presença dos 28 soldados no auxílio a segurança púbica municipal de Bento Gonçalves não está confirmada, já que de acordo com o Presidente da Fundação Consepro de Apoio à Segurança de Bento Gonçalves, José Carlos Zortea: “a princípio dos 28 novos soldados formados, apenas seis ficarão em bento”.
Demonstrando sua insatisfação, Zortea afirmou: “Estamos batalhando para que os 28 soldados formados fiquem para prestar serviços à comunidade do município”.

Caveirão
Além da formatura, o dia solene contou com a entrega de um veículo blindado de transporte de pessoal, conhecido popularmente como “caveirão” ao 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas.
De acordo com o comandante, major Álvaro Martinelli, o veículo será usado em operações de policiamento ostensivo de maior impacto, onde seja necessário o uso diferenciado de força.
Martinelli concluiu: “Nós temos a estruturação de quadrilhas fortemente armadas em todo o estado e é uma plataforma que certamente vai oferecer uma proteção mais efetiva para o nosso policial militar, para que possamos fazer frente a essa questão que envolve a criminalidade”.