Consepro leva palestras com temática antidrogas às escolas de Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

No primeiro dia da campanha, que será destinada à conscientização dos adolescentes do município quanto ao consumo de entorpecentes, mais de 120 alunos da Escola Estadual Visconde de Bom foram beneficiados

Apostando na conscientização da sociedade através dos adolescentes, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública- Consepro, que exerce o papel de agente captador de recursos que são usados para a segurança pública, está desenvolvendo um projeto que engloba um ciclo de palestra com o tema antidrogas nas escolas de Bento. No dia 11 de novembro, mais de 120 alunos de turmas do 1° e 2° anos do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro receberam a palestra que foi mediada pela delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Deise Salton Brancher.

A exposição feita pela delegada consistiu na apresentação de exemplos que provocaram no jovens reflexões das mais variadas, evidenciando sempre o consumo com o financiamento da conduta criminosa, o tráfico. Além disso, falou sobre violência, bullying, respeito, empoderamento e comportamento. Durante o evento, o presidente do Consepro, Carlos Zortea enfatizou a importância de atividades educativas, preventivas e de conscientização que cheguem até os jovens, evitando que eles cedam ao consumo e até mesmo ao tráfico.

Neste sentido, Zontea comentou “precisamos de repreensão ao crime e de educação para os jovens. São dois universos que precisam andar juntos, ambos devem receber investimentos. A conscientização é a melhor forma de evitar que os jovens acessem as drogas, é a melhor forma para que o consumo caia e para que enfraqueça o sistema”. O professor Fernando Bem, representante da UCS no Consepro, utilizou-se de um provérbio chinês para enfatizar a importância da campanha na reflexão dos jovens sobre o tema “a vida é tão justa que tu escolheste o que quer plantar, e tão sábia que permite que você colha exatamente o que plantou. O que queremos é que vocês plantem sabiamente suas vidas”, disse. No próximo dia 20 de novembro, seguindo o calendário do programa, os alunos da Escola Mestre Santa Bárbara receberão a palestra.