Conselho Comunitário Pró Segurança Pública: 30 anos de contribuição para a cidade

2015-04-10_190211

Consepro como fundação de apoio à segurança pública em Bento Gonçalves data de 02 de setembro de 1989, mas atuação fortalece os órgãos de segurança há quase quatro décadas

Depois do incêndio que consumiu com a Delegacia de polícia em 1979, despertou-se para a necessidade da criação de uma das mais atuantes entidades do município – e que transformaria, tempos depois, o panorama da segurança bento-gonçalvense. A Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública do município foi instituída oficialmente em 02 de setembro de 1989 – dez anos após o ocorrido – e completa 30 anos em 2019 celebrando muito mais do que seu aniversário: a instituição comemora os inúmeros feitos alcançados em prol da comunidade local.
Apesar de a fundação ter sido efetivada em 1989, o seu surgimento ocorreu ainda em 1980,com o empresário da construção civil e presidente do Lions Clube, Silvino Grapiglia, como o ‘Conselho Municipal de Segurança Pública’ da época. Na ocasião, os empresários perplexos pela destruição da delegacia, uniram forças capitaneados por Grapiglia, e apoiaram a construção de um novo prédio para a Deegacia de polícia que está hoje na rua Assis Brasil – como narra um dos membros do Consepro que fez parte da entidade, o ex-presidente Geraldo Antônio Leite. “O Consepro representa a comunidade e teve origem, desde o princípio, para honrar esse viés”, reforça.
Antes da oficialização, além de Grapiglia, Draito Alegretti – no período de 1982 a 1984 – e o próprio Geraldo – de 1985 a 1988 – conduziram as ações do então conselho municipal até a institucionalização promovida pela gestão de Jovino Antônio Demari – o presidente que por mais tempo comandou as atividades da entidade (de 1989 a 1991 e entre 1994 e 2006). “Tiveram épocas nas quais cogitamos fechar o Consepro, mas a mobilização de todos falou mais alto e, hoje, o Consepro, passados 30 anos, a entidade está consolidada em sua atuação, encaminhando projetos e concretizando realizações”, aponta Demari.
Atualmente com 80 anos de idade, Jovino recorda as façanhas durante o período como quem guarda a sete-chaves um bem precioso. “Realizamos eventos, efetuamos aquisições e conscientizamos a comunidade sobre a importância do Consepro para Bento Gonçalves”, enfatiza. Conscientização, essa, que foi a tônica para a consolidação e a credibilidade da fundação frente a sociedade e o poder público. “O principal desafio sempre foi atentar as pessoas sobre os benefícios da atuação da instituição para todo o contexto municipal e como ela agiliza os serviços prestados pelos órgãos de segurança para melhor atender às demandas sociais”, completa Leite – que comandou as ações também entre 2007 e 2016. Segundo ele, o tripé ‘classe empresarial – poder judiciário – prefeitura’ foi essencial para o fortalecimento das ações promovidas. Além dos ex-mandatários, o empresário Antônio José Enriconi também conduziu uma das gestões na década de 90 – de 1991 a 1993.

Contribuições perenes para o município
Muitos dos benefícios trazidos pelo Consepro se perpetuam até hoje – e evidenciam o quão significativas foram as contribuições de sua implantação em Bento Gonçalves. Da construção do prédio que hoje abriga a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município – considerada uma das grandes obras intermediada pela entidade, em meados de 1987 – até o auxílio para a compra de combustível utilizado na locomoção dos veículos que patrulham a cidade, a atuação do Consepro não se restringe à grandiosidade dos feitos, mas sim à efetividade e assertividade da implantação dos recursos arrecadados.
Isso se reflete no que é a segurança bento-gonçalvense atualmente. Nas três décadas de atuação, a fundação tem sido responsável por transformar a realidade de órgãos públicos de segurança, como as instâncias policiais – no decorrer desse tempo, mais de 100 veículos foram doados para distintas corporações municipais.
Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Instituto Médico Legal são algumas das frentes beneficiadas pelas intermediações do conselho. “Todas as campanhas sempre tiveram o respaldo do público bento-gonçalvense. Nossa cidade sabe diagnosticar suas principais necessidades e investe para suprir essas carências, ajudando as forças competentes a melhorarem a qualidade de vida no nosso município”, avalia o presidente que coordenou as ações do Consepro no ano passado, Laércio Pompermayer.
Na última década, quem também esteve à frente da fundação foi o empresário Elton Paulo Gialdi, que presidiu o órgão não-governamental em 2017 e atualmente comanda o Centro da Indústria, Comércio e Serviços do município – entidade que ajuda a manter as atividades do Consepro. Em seu mandato, foi investido quase R$ 1 milhão, verba que garantiu três viaturas de grande porte para a BM, a construção dos novos alojamentos com capacidade para abrigar 30 policiais militares, a doação de mais de 60 coletes balísticos, além da entrega do Centro Integrado de Operações, de onde a BM monitora as câmeras de segurança da cidade. “A força coletiva de Bento Gonçalves é impressionante, e isso se traduz nas conquistas alcançadas pelo Consepro em prol do sistema de segurança da cidade. Somado a isso, o apoio da classe empresarial sempre foi, e continuará sendo, fundamental para fortalecer os projetos do conselho”, destaca Gialdi.

Projeção para as próximas décadas
Se o início foi voltado a fomentar a cultura do apoio da sociedade civil aos órgãos públicos de segurança, a consolidação permite que o Consepro projete os próximos anos com cada vez mais apoio de toda a comunidade. A fim de angariar novos avanços, como o Centro Integrado de Operações, a fundação seguirá trabalhando com afinco. “As conquistas do Consepro comprovam algo que sabemos muito bem: Bento Gonçalves é um exemplo de engajamento, de exercício de cidadania. Raras são as comunidades tão colaborativas, tão atuantes em favor da causa da segurança pública. Nossa comunidade faz a sua parte na tentativa de resolver o déficit da segurança pública”, reforça o atual presidente da fundação, José Carlos Zortéa.
Todo cidadão pode auxiliar o Consepro a buscar recursos para apoiar o trabalho dos órgãos de segurança. Para isso, basta entrar em contato com a entidade por meio do telefone (54) 3452.6920 e, assim, ajudar a construir novos capítulos dessa história roteirizada com cunho nobre e benemérito.