Conheça as principais espécies de tartarugas domésticas

2015-04-10_190211
A tartaruga de orelha vermelha gosta de dormir ao sol do meio-dia e pode ser um pouco agressiva ao dividir território com outras tartarugas

Tartaruga da madeira
Seu nome científico é Glyptemys Insculpta (foto que abre este artigo) e ela é originária da América do Norte. Reconhecida por sua carapaça de cinza escura, patas, cabeça e ventre alaranjados com manchas negras. Além disso, suas extremidades são robustas.
Os machos são maiores que as fêmeas, geralmente medindo em torno de 23 centímetros e pesando 1 kg quando adultos. Elas são omnívoras e podem se alimentar de plantas, fungos, frutas, carniça e invertebrados. A tartaruga da madeira é 100% terrestre na primavera e no verão, embora prefira a água no inverno e no outono.

Tartaruga russa
Entre os tipos de tartarugas domésticas, a russa é a mais comum e frequente nos lares. Sua carapaça é escura, com manchas claras de forma redonda e aplanada. Sua cabeça e extremidades são de cor clara e as unhas de suas patas traseiras são bem desenvolvidas. Pode medir até 22 centímetros.
Quanto à sua longevidade, a “tartaruga de quatro unhas” chega aos 40 anos em sua forma selvagem. Porém, em cativeiro, pode chegar a viver centenas de anos. Sua visão é excelente, ela pode reconhecer pessoas, é sensível a vibrações do solo e possui um olfato desenvolvido para conseguir seu alimento: ervas, flores, vegetais e hortaliças.

Tartaruga pintada
Comum na América do Norte, ela vive em água: rios com caudais reduzidos, leitos suaves lodosos, lagos e poços. Em alguns países, é considerada uma espécie invasora.
Sua carapaça pode medir 25 centímetros e é chamativa por seu desenho listrado amarelo e vermelho, parecendo que foi feito à mão. Sua pele é verde oliva ou preta, com linhas alaranjadas e amareladas. Ela pode viver 25 anos, precisando de um viveiro relativamente grande, a uma temperatura agradável.

Tartaruga de orelha vermelha
Outro tipo de tartaruga doméstica que vive em água e que se encontra de forma selvagem nos Estados Unidos e México. É também conhecida como “tartaruga da Flórida”, sendo famosa por suas duas listras vermelhas ao lado de sua cabeça. Esta característica visual deu-lhe o apelido de “orelhas vermelhas” e a fez ser um dos quelônios mais procurados como animal de estimação.
Pode alcançar os 30 centímetros e as fêmeas são um pouco maiores que os machos. Em todo caso, vivem até 40 anos e passam muito tempo em água. Além disso, requerem um habitat úmido em contato direto com a luz solar para aumentar sua temperatura corporal.
A tartaruga de orelha vermelha é uma excelente nadadora. Ela gosta de dormir ao sol do meio-dia e pode ser um pouco agressiva ao dividir território com outras tartarugas. Hibernam no fundo de lagos durante o inverno.
Se você decidir ter uma tartaruga de orelha vermelha como animal de estimação, tenha em mente que ela é muito vulnerável a infecções e pode contagiar crianças com Salmonela. Quanto à sua alimentação, você terá que oferecê-la comidas variadas: plantas, peixes, insetos, frutas e vegetais.