Confira dicas para cuidar bem do seu pet durante o período de gestação

2015-04-10_190211

Quem é tutor de primeira viagem de cachorra, ou até os mais experientes, muitas vezes tem dúvidas sobre como lidar com o período de gestação da pet. É importante também que a cachorrinha não fique grávida no primeiro cio. “O ideal é que a fêmea venha a gestar do terceiro cio em diante. Nos dois primeiros cios ela ainda é muito nova e o corpo não amadureceu completamente. Também não é indicado que se tenha gestações após os 6 anos de idade”. A gestação canina gira em torno de 60 a 65 dias. Já no fim do período, a fêmea pode ter mudanças no comportamento, uma delas é no apetite. Outra questão que desperta curiosidade é sobre a quantidade de filhotes que cada fêmea pode ter. A veterinária explicou que diversas variáveis têm que ser observadas e que não há uma regra específica. “A quantidade de filhotes de uma ninhada varia da raça e tamanho do animal, e também da genética individual de cada um. Cães muito pequenos costumam ter de 1 a 3 filhotes. Raças médias geralmente entre 2 a 6, e raças maiores podem chegar a ter 12 filhotes em uma mesma ninhada. Mas como disse, o número pode variar e as vezes surpreender, pois cada organismo

Alimentação

Cuidados com a alimentação também não podem ser esquecidos. “A alimentação da gestante é feita com ração de boa qualidade, podendo ser usada a ração para filhotes no período gestacional e de lactação. O médico veterinário também poderá utilizar de suplementos vitamínicos para suporte nutricional nesta fase que tanto exige do corpo. A gestante deve ter uma cama confortável, em local tranquilo, limpo, abrigado do calor, ambiente ventilado com água fresca e ração disponível”, aconselhou a especialista.

 

 

 

 

 

 

 

Amamentação

Os filhotes de cachorro precisam do leite da mãe para receberem o colostro, indispensável para o desenvolvimento. É ele que dará imonoglobulinas, gordura, carboidratos, água e proteínas. É imprescindível que os cãezinhos amamentem o mais rápido possível. Caso  eles não tenham acesso a esse leite, seja porque a mãe tem problemas na lactação, rejeitou a cria ou morreu no parto, você terá que alimentá-los com um mamadeira. Existem um leite específico para cães recém-nascidos que é vendido em pet shop, mas a melhor opção é consultar um veterinário antes de comprar. Durante a primeira semana, são necessárias oito refeições diárias. À medida que vão crescendo, o intervalo vai aumentando. Com um mês já podem comer alimentos moles e depois sólidos. Durante todas essas etapas, verifique regularmente se os filhotes estão aumentando o peso, pois os que não ganham massa podem não sobreviver.

 

 

 

 

 

 

 

Não desmame os filhotes de uma vez

Os filhotinhos precisam ser acostumados com a alimentação sólida. Então, nunca os tire de uma vez da mãe. Enquanto eles vão desmamando e começando a comer, acostumam-se mais rapidamente e você terá filhotes saudáveis e fortes. Os filhotinhos podem, num primeiro momento, rejeitar os alimentos que oferece, mas você deve insistir em manter à disposição deles a nova dieta. Com o tempo e com a agitação que normalmente têm os filhotes, acabarão por sentir fome e irão se acostumar com o novo alimento. Aos poucos, e naturalmente, eles vão deixar de mamar, preferindo mais a comida do que o leite.

Minha gata está grávida?

Saber se a gata está grávida é o primeiro passo para garantir uma gestação segura. Nesse sentido, vale ficar atento aos sinais comportamentais, uma vez que os sinais físicos, como as mamas salientes, aparecem só mais tarde. Geralmente, gatas em gestação ficam mais ariscas, evitando o contato com humanos e outros animais. Se isso acontecer logo após um período de cio e, principalmente, de uma fuga, pode desconfiar: a bichana provavelmente engravidou. Se por um acaso você não conseguir identificar a gravidez pelo comportamento, não tem problema. Após algum tempo, vai ficar bem claro que a gata está grávida: a barriga cresce consideravelmente e os mamilos ficam aparentes. O importante é que, em caso de suspeita, ela seja levada ao veterinário.