Confira a programação da festa de São Roque e São Gotardo neste fim de semana

2015-04-10_190211

A 64ª edição dos festejos terá bênção das famílias e da saúde, no estilo drive-thru, na avenida São Roque

Com o lema “Batizados e enviados para promover a dignidade humana na defesa do bem comum”, a programação 64ª Festa de São Roque e São Gotardo de Bento Gonçalves foi lançada na terça-feira, 28/07, com uma live pelas redes sociais. O evento contou com a presença dos casais festeiros, dos padres e jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ). Neste ano, o calendário de atividades ganhou um novo formato, com missas transmitidas por meio digital e procissões motorizadas, que levarão a imagem de São Roque pelas comunidades e paróquias da cidade. Foi realizada a novena a partir do dia 07/08, sempre às 17h, com o intuito pedir intercessão do santo pelo fim da pandemia da COVID-19. A programação de visitas com a imagem e a relíquia (um pedaço de osso do padroeiro, que é protetor contra as pestes e epidemias) às comunidades teve início no sábado, 01/08. A visita irá acontecer até dia 16/08.

Já as celebrações do tríduo iniciaram hoje 13/08, às 15h, com a missa dos doentes, quando ao final, o sacerdote fará a oração própria e dará a bênção da saúde, por intercessão de São Roque e São Gotardo. O tríduo terá continuidade às 19h dos dias 13, 14 e 15 de agosto, em preparação à 64ª Festa.No sábado, 15/08, a partir das 10h, está programado um momento significativo: a bênção das famílias e da saúde, no estilo drive-thru, na avenida São Roque, com o padre Miguel Mosena. Ele foi ordenado sacerdote em 26/07 e nomeado vigário paroquial para atuar em São Roque e na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos.O dia festivo de São Roque, 16 de agosto, terá duas celebrações. Às 10h, acontece a Missa festiva da 64ª edição dos festejos, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom José Gislon. Às 19h, haverá Missa em ação de graças e apresentação dos casais festeiros de 2021. A participação de fiéis na igreja será avaliada de acordo com a bandeira do distanciamento controlado e de acordo com as orientações das autoridades sanitárias e da Igreja diocesana.

De acordo com o pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, é tempo de celebrar de um jeito diferente, mas não menos intenso. Além disso, é tempo de exercer a solidariedade com os mais necessitados, como fez São Roque no seu tempo, bem como o bispo Gotardo, na Alemanha. “O lema que escolhemos, junto com os casais festeiros para a Festa de São Roque e São Gotardo é inspirador. Somos batizados e enviados para promover a dignidade humana e, quanta gente está precisando de alimento, de cuidado, de saúde e mesmo de sangue. Por isso, estamos dando belos passos para viver a fé, pedir a intercessão destes grandes santos e, juntos, fortalecermos a caridade, no cuidado com a vida que é dom e compromisso”, pontua. A 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, é organizada pela equipe paroquial, composta pelos padres Daniel D’Agnoluzzo Zatti, Miguel Mosena e Valdir Thums, e pela comissão de casais festeiros: Adelar e Roseli Possamai; Felipe e Cristiane Frare; Lari e Marisa Casagrande; Sidomar e Elisabeth Mazutti; Valdinei Erthal e Solange Araldi.

Programação

14 de agosto | Sexta-feira

19h – Missa do Segundo dia do Tríduo, presidida pelo padre Valdir Thums
Tema: Fé é Família: Humanizando às Relações
Bênção das famílias

15 de agosto | Sábado

10h às 11h30min – Bênção das famílias e doentes, com o padre Miguel Mosena, na Avenida São Roque (drive-thru)

19h – Missa do Terceiro dia do Tríduo, presidida pelo padre Miguel Mosena
Tema: Dignidade Humana e Solidariedade no Compromisso com a Vida
Bênção das Doações

16 de agosto | Domingo | Dia Festivo

10h – Missa festiva em honra a São Roque e São Gotardo, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon;
Tema: Batizados e Enviados para promover a Dignidade Humana na defesa do Bem Comum

19h – Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros, presidida pelo padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti