Confira a lista de ganhadores da 93ª edição do Oscar

2015-04-10_190211

Edição foi grava préviamente e editada em função da pandemia

O Oscar, a premiação mais importante do cinema mundial, teve a sua 93ª edição no último domingo (24). No Brasil, o evento foi transmitido pela emissora Globo na televisão aberta, e pela TNT, nos sitemas pagos. Diferente das outras edições, em função da pandemia, a premiação foi internacional, pois diversos indicados não puderam sair de seus países para ir até a prêmiação. Fora os percausos em função da covid-19, todos os protocolos foram seguidos à rigor, sem deixar de fora a elegância típica da premiação.

Em sequência ao último ano, em 2021 a academia continuou um processo de renovação em suas nomeações e vencedores. Pela primeira vez uma equipe de mulheres negras ganhou a competição de melhor cabelo e maquiagem, com “A Voz Suprema do Blues”. O longa também levou melhor figurino. Já na categoria de edição, típicamente liderada por homens, dessa vez foi Chloé Zhao, cinematógrafa chinesa que levou a estatueta, derrotando até mesmo o conceituado diretor David Linch, se tornando a segunda mulher a vencer na história da categoria. Antes dela, apenas Kathryn Bigelow havia ganhado, em 2010, com “Guerra ao terror”.

Ao todo, foram 17 estatuetas entregues para mulheres, um recorde. “Nomadland”, que levou a estatueta de melhor filme, além de melhor direção, também rendeu o prêmio de melhor atriz para Frances McDormand. Na categoria de melhor ator, quem levou foi o conceituado Anthony Hopkins, pelo seu papel em “Meu Pai”, um filme sobre alzheimer pela perspectiva do paciente. O filme também levou o prêmio de melhor roteiro adaptado.Outro prêmio que fez história foi o de malhor atriz coadjuvante, para Youn Yuh-jung, pela sua interpretação em “Minari”. Youn foi a primeira sul-coreana a levar a estatueta, aos 73 anos.

Já o filme “Judas e o Messias Negro”, um dos favoritos da noite, rendeu os prêmios de melhor ator coadjuvante para Daniel Kaluuya, pela sua interpretação de Fred Hampton, líder dos panteras negras na chicago da década de 60. O filme talbém levou a estatueta de melhor canção original para a cantora H.E.R, pela canção “Fight for you”. O filme “Mank”, indicado em seis categorias, levou apenas duas estatuetas para casa, por melhor edição e melhor fotografia.

Outros ganhadores da noite foram “O Som do Silêncio”, por melhor edição e melhor som, “Tenet”, por melhor efeitos visuais, “Colette” como melhor documentário curta-metragem, “Professor Polvo” como melhor documentário, “Dois Estranhos Distantes”, em melhor curt-ametragem live action, “Se algo acontecer…Te amo”, como melhor curta-metragem de animação, “Soul”, como melhor animação e melhor trilha sonora, “Bela Vingança” em melhor roteiro originale “Druk”, um filme dinamarquês na categoria de melhor filme internacional.