Condicionador natural para cabelos

2015-04-10_190211
Certas substâncias desregulam o pH e as funções do cabelo

Usar shampoos e condicionadores a longo prazo pode acabar causando caspa, oleosidade e ressecamento, devido às diversas substâncias químicas presentes nas composições. Essas substâncias acabam desregulando a produção sebácea natural do couro cabeludo, sem contar o PH, que costuma ser ácido.
Receitas naturais que te ajudam nesse caso incluem vinagre de maçã, sálvia, alecrim, lavanda, mel, babosa e camomila. Vale a pena testar!

Condicionador de vinagre de maçã
O vinagre de maçã é conhecido por possuir diversas propriedades benéficas para o corpo, ajudando inclusive com a restauração do PH do cabelo.
É possível utilizá-lo como um condicionador caseiro, obtendo resultados instantâneos – como brilho e maciez.

Receita
Folhas de ervas frescas ou secas, como de sálvia, alecrim ou lavanda.

Preparo
Coloque as ervas em uma vasilha e acrescente o vinagre de maçã, deixando descansar por uma semana em um local escuro. Após esse tempo, coe a mistura e armazene na geladeira. Para cabelos oleosos, o recomendado é diluir a mistura em cinco partes de água, mas basta ajustar a mistura para as medidas que mais forem funcionando para o seu tipo de cabelo. Aplique a mistura depois de lavar o cabelo como de costume, e deixe secar normalmente.

Condicionador à base de camomila, mel e babosa
Para essa receita, você vai precisar de
Uma colher (sopa) de camomila seca;
5 ramos de alecrim fresco ou uma colher (sopa) de alecrim seco;
2 colheres (sopa) de gel de babosa;
2 xícaras de água fervida;
2 colheres (sopa) de mel;
Uma colher (sopa) de vinagre de maçã.

Preparo
Acrescente o alecrim e a camomila na água já fervida e deixe o combinado esfriar. Quando estiver em temperatura ambiente, adicione o gel de babosa e o mel no liquidificador, misturando até formar uma pasta. Junte a pasta com o chá de ervas, adicione o vinagre de maçã e misture bem. Pronto, seu condicionador caseiro já estará bom para ser utilizado.

Condicionador de abacate e banana
Para essa receita, você vai precisar de
Metade de uma banana;
Um abacate;
Um ovo;
Mel;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva.

Preparo
Após descascar o abacate, corte-o pela metade para fazer com ele uma pasta. Combine a metade da banana com o azeite, e adicione à pasta de abacate. Misture muito bem. Acrescente o ovo e o mel, misturando até alcançar uma textura leve.
Agora que a mistura ficou pronta, basta aplicá-la no cabelo úmido, desde a raiz do cabelo, mas longe do couro cabeludo. Espalhe o condicionador no comprimento do cabelo e deixe agir por 10 minutos. Enxágue.

Condicionador de iogurte
Essa receita de condicionador caseiro provavelmente é a mais fácil e prática, pois você só vai precisar de um ovo e de iogurte natural. Enxague seu cabelo com shampoo e água morna e quando for passar o condicionador use essa mistura.
Bata o ovo por cinco minutos e acrescente seis colheres de iogurte, misturando tudo muito bem. Massageie o cabelo com a mistura e cubra com uma touca de banho, deixando agir por meia hora. Enxágue novamente com água morna e tire todo o excesso do cabelo.