Comportamentos do seu felino: saiba compreendê-lo

2015-04-10_190211

Reconhecer a dor nos gatos geralmente é difícil, sendo preciso compreender sua linguagem corporal, embora como em todos os animais, sempre irá variar de gato para gato. Mas existem sintomas que nos ajudam a identificar qualquer anormalidade:
Uma das principais causas de dor nos gatos é a artrose, uma patologia que, como acontece com os humanos, consiste em um desgaste da cartilagem articular.
Relutância ao movimento :Muitos gatos que se encontram doloridos por problemas musculares e esqueléticos evitam mover-se na medida do possível, mesmo, e principalmente, com determinada idade.
Necessidades fora da caixa de areia. Às vezes, o nosso felino não consegue ter acesso à caixa de areia devido às dores. É por isso que uma revisão física do gato é imprescindível, antes de pensar que mudou o seu comportamento só por “birra”.
Prolongamento dos tempos de descanso. Quando os gatos se acomodam longos períodos em suas camas. É importante realçar que eles passam entre 14 a 16 horas diárias descansando, mas se o fazem em momentos que não faziam antes pode tratar-se de um sinal de dor.
Podemos perceber se a dor é por artrose principalmente observando o seu comportamento atual e avaliando se mudou. Por exemplo, se o gato costumava saltar para a mesa assim que via comida ou correr todas as noites pela casa e já está a algum tempo sem o fazer, é o momento de recorrer a uma revisão veterinária.

Outros sinais
Quando um gato sente algum desconforto, uma das rotinas diárias que mais se vê afetada é, sem dúvida, a sua higiene.
Falta de asseio. Existem gatos mais meticulosos que outros na sua higiene diária, mas se o nosso gato costumava passar um certo tempo se limpando e ultimamente anda meio descuidado neste aspeto, pode ser um sinal de mal-estar. O pelo fica pouco lustroso, eriçado, e até um pouco áspero.
Não marca território. Marcar território diariamente, como por exemplo afiar as unhas e esfregar as mandíbulas, é um dos hábitos que se pode ver alterado ou diminuído caso o gato sinta alguma dor.

A membrana branca do olho
Os gatos e cachorros têm uma membrana esbranquiçada que podemos chamar de “terceira pálpebra”, embora seu nome seja membrana nictitante. Em condições normais não se vê, mas quando o gato se encontra apático, dolorido ou febril, podemos vê-la no felino com os olhos abertos, o que pode indicar que algo não está bem.

Excesso de saliva – Sialorreia
Muitas vezes a dor nos gatos está relacionada com alterações na boca e, embora o felino mantenha uma atitude normal, ele não conegue deglutir. Isto provoca a saída constante de saliva e a tentativa constante de comer, embora não consiga se alimentar corretamente.

Agressividade anormal
Também pode ser comum em problemas de comportamento ou estresse, mas alguns gatos reagem de forma agressiva diante de certos estímulos, por exemplo, um carinho, manifestando comportamentos que parecem de ataque.
Se o seu gato costumava ser carinhoso e dócil e agora tem uma atitude arisca quando você tenta interagir com ele, vá ao veterinário!

Vocalização excessiva
Existem gatos mais “faladores”, mas se o gato está miando com mais frequência que o normal e sem motivo aparente, poderá ser uma alerta de que alguma coisa está errada, e em algumas ocasiões pode estar relacionado com a dor física.

Posturas que diminuem a dor
Quando a dor atinge mais intensidade, podemos encontrar o gato curvado, ou pelo contrário, esticado com as patas dianteiras como se fosse um despertar contínuo. Nestes casoso, costumam ser dores viscerais e as alterações podem ser percebidas antes que o felino tenha que adotar estas posições.
Estes detalhes fáceis de observar, podem ajudar-nos a identificar os sinais de dor no gato. Como sempre, cada gato é um, e do mesmo modo que não há humanos iguais, não há duas formas iguais de manifestar dores nos felinos, nem em algum outro ser.
Com estes breves conselhos e os dados que se pode perceber no dia a dia (falta de apetite, problema para urinar, etc), o veterinário poderá definir os exames de modo a aliviar a dor no gato.