Como vencer o medo em época de crise?

2015-04-10_190211
Thuany Thomé Coaching para Mulheres de Negócios

Toda crise torna-se ainda mais aguda, quando o medo é coletivo. O medo é na verdade, o desconhecimento do desfecho de uma situação que não dominamos.
No momento econômico que o país está vivendo, podemos ver no dia a dia, pessoas com medo de perder o seu emprego, de não atingirem as metas em vendas ou empresários preocupados com a situação em que se encontram.
O comentário sobre a crise se tornou comum em nosso país. Este sentimento do medo e apreensão tomou conta da maioria de nós. Uma forma de passar por este momento é investigar sobre pessoas que tiveram sucesso em tempos difíceis.
Às vezes, nos esquecemos de quanta determinação temos, pois ficamos confortáveis com a vida que levamos. Temos que nos lembrar de que possuímos uma força incrível dentro de nós, que é acessível, ilimitada e que podemos utilizar sempre que precisarmos dela.
Tempos difíceis podem vir e muitas vezes teremos que nos desapegar de algumas coisas e nos adaptar a outras.
Você provavelmente conhece ou ouviu falar de pessoas que em algum momento da vida perderam tudo financeiramente e no fim, dizem que estão melhor hoje do que estavam anteriormente.
É claro que ninguém queria que isso acontecesse, mas se não tivesse acontecido, não seriam as pessoas que são hoje, mais fortes, mais felizes e muitas vezes até mais bem sucedidas.
Há também pessoas que se deram bem nos negócios mesmo quando não era tão provável, como a história de John Marks Templeton, um investidor que ficou bilionário investindo em ações em época de crise, ou até mesmo R. H. Macy, que faliu inacreditáveis sete vezes antes de construir uma das maiores lojas de departamentos dos Estados Unidos, a Macy’s.
Em meio a esta batalha de conviver com medo e crise, nos resta ter coragem. Sim, coragem, pois ela não é ausência de medo, é ir em frente apesar do medo. Os tempos difíceis nos fazem mais fortes.
Deixar nos levar pelo medo, compromete nossa mente, retarda nosso raciocínio e coloca-nos numa posição defensiva.
Você se lembra de tempos difíceis em que esteve em crise mas superou? O que você fez para passar por este momento? Qual foi essa crise? Você até já esqueceu? Às vezes é bom dar um tempo, fazendo algo que gostamos, ou até mesmo uma caminhada para oxigenar o cérebro.
O próprio Einstein costumava caminhar para pensar, isso fará com que veja o mundo com novos olhos. Não há como evitar o medo, mas temos de seguir em frente apesar de carregá-lo em nossas vidas, ele é apenas um momento de dúvida em nossa mente e coração, mas com habilidade, criatividade e perseverança podemos transformar em força impulsionadora de nossos desejos.
Desde que nascemos o mundo está em crise e sempre estará, temos que mudar é nossa visão, procurando nela as sementes da oportunidade!