Como usar carvão ativado para salvar cães e gatos envenenados

2015-04-10_190211
og:image

Carvão vegetal ativado possui um excepcional poder de absorver toxinas

Suas aplicações têm servido para inúmeros fins, não só para saúde humana, mas também para a saúde de nossos animais de estimação.. Quem já perdeu um animalzinho de estimação vítima de envenenamento sabe o quanto é triste e doloroso. Primeiro é importante ressaltar que é um grande erro achar que só o veneno de rato pode levar seu animal a óbito. Há diversas substâncias que podem ser fatais para cães e gatos.

Saiba quais são algumas dessas substâncias superperigosas que podem envenená-los ou intoxicá-los: Venenos – chumbinho, estricnina, fosfeto de zinco, carbamatos, brometalina, colecalciferol. Plantas – copo-de -leite, comigo-ninguém-pode, espirradeira, antúrio, costela-de-adão, lírio, embira, coroa-de-cristo, dedaleira. Produtos de limpeza: água sanitária, desinfetantes, detergente, soda cáustica. Cosméticos: acetona, esmaltes, xampu, condicionador de cabelo. Medicamentos humanos: paracetanol, diclofenaco. Medicamentos pets: avermectinas, Amitraz. Drogas: álcool, maconha, cocaína. Insetos: escorpião, abelha, aranha, vespa. Alimentação: ração e alimentos estragados, mofados, chocolate.

Sinais de intoxicação
Respiração alterada; Salivação excessiva; Contração muscular involuntária; Convulsão; Vômito; Diarreia; Inconsciência; Hemorragia; Irritação na mucosa da boca. Há venenos e medicamentos que possuem antídotos. Portanto, se você identificou o que causou o envenenamento, leve a embalagem ou o rótulo para o veterinário. Mas o que é possível ser feito para que seu animalzinho resista e dê tempo de levá-lo ao veterinário?A melhor conduta é dar carvão vegetal ativado. O carvão ativado é um adsorvente, ele se liga às moléculas de toxinas e não deixa o organismo absorvê-las. Portanto, se seu animal ingeriu uma planta tóxica, um medicamento que não deveria, mordeu um sapo, comeu veneno de rato, bebeu algum produto de limpeza, o carvão ativado deve ser dado de imediato e com certeza é a melhor opção. Dê também bastante água para seu pet, mas só se ele estiver consciente! A água poderá evitar com que o veneno ataque os rins e/ou o fígado.

A dosagem
É vendido em sachês em lojas de produtos veterinários, mas também é possível encontrar em casas de produtos naturais. Deve-se diluir um sachê em 40 ml de água. Com o uso de uma seringa, faça o animal engolir aos poucos. Em seguida, leve-o ao veterinário. Enquanto segue para o veterinário, não tente fazer seu animalzinho vomitar, pois se ele tiver ingerido algum produto cáustico só vai piorar a queimadura química, provocando uma nova queimadura, o que pode até mesmo levar à ruptura do esôfago. Procure deixá-lo quieto e aquecido. O carvão vegetal ativado não tem contraindicações.

Orientações importantes
Para evitar acidentes domésticos desse tipo, tente fazer ao menos com que sua casa seja um ambiente seguro. Procure, por exemplo, guardar todos os materiais de limpeza e cosméticos em lugares altos e fechados. Ao trazer uma planta para sua casa, pesquise antes se pode causar danos à saúde de seu pet. Não deixe medicamentos ao alcance de seu pet. Nunca dê qualquer coisa para o animal ingerir se ele estiver inconsciente. Nunca dê leite para um animal envenenado, pois o leite ajuda a espalhar ainda mais o veneno. Também nunca dê dipirona, pois aumenta o fluxo sanguíneo em casos de hemorragia. Para quem tem animais de estimação, é essencial ter sempre carvão ativado em casa para alguma emergência. Também é possível encontrar o carvão vegetal em comprimidos ou cápsulas, porém é mais