Como surgiu a tradição do pão

2015-04-10_190211

Existem duas versões para essa tradição, uma quando Antônio ainda era vivo e a outra depois de ser canoninizado

O pão de Santo Antônio significa fartura

Na porta da Igreja de Santo António, em Lisboa, é vendido o Pão de Santo António diariamente. A ligação do santo com o pão vem de uma história atribuída a ele em que, um dia, vendo tanta gente sem ter o que comer, pegou todos os pães do convento em que vivia e os distribuiu. O padeiro do convento, quando percebeu que não havia mais pães, achou que eles tinham sido roubados. Santo António, sentindo o quanto estava aflito, pediu que voltasse ao mesmo local em que os tinha deixado e observasse com mais calma. O padeiro se surpreendeu quando encontrou muitos cestos cheios de pão, que não só alimentaram os frades como também no Brasil, os fiéis costumam guardar o pão de Santo António no pote de arroz para que nunca falte comida em casa.

 

 

 

 

 

 

 

Um milagre deu origem a esta tradição

Certo dia, Tomazinho (um lindo bebê de 20 meses) estava brincando sozinho. Quando a mãe dele foi chamá-lo, encontrou-0 sem vida, afogado em uma vasilha com água. Desesperada, ela invocou a ajuda de Santo Antônio. Na oração, fez uma promessa: se conseguisse a graça de ter seu filho vivo novamente, ela daria aos pobres a quantidade de pão proporcional ao peso do bebê. O menino “acordou” milagrosamente e deu vida à tradição. Hoje em dia, muitos fiéis costumam fazer os pães e levá-los para serem abençoados na Missa. Depois, fazem a distribuição para amigos e familiares em sinal de agradecimento ou em forma de um pedido especial a Santo Antônio.

A receita:

O pão de Santo Antônio é simples de fazer. Hoje, trazemos a receita que foi gentilmente cedida pelos antonianos.

INGREDIENTES: 600 g de farinha 250 ml de leite 80 g de açúcar 50 ml de óleo 1 ovo um pouco de rum 20 g de levedura de cerveja uma pitada de sal 1 gema para pincelar os pãezinhos 3 colheres de açúcar para a cobertura.
MODO DE PREPARO: Prepare a massa em um recipiente, juntando a farinha, o leite, o açúcar, o óleo, a levedura, o rum e o sal. Mexa tudo muito bem. Divida a massa em 24 pãezinhos e coloque-os para descansar por uma hora. Passado esse tempo, pincele os pãezinhos com a gema misturada a uma colher de leite. Leve ao forno por 20 minutos à temperatura de 180 graus. Depois de assados, pincelar os pães com um melado de açúcar e água.