Como superar o fim de um relacionamento em 8 passos

2015-04-10_190211

Às vezes o processo pode ser rápido, mas provavelmente levará tempo para que a dor diminua.

 

Veja como superar um término em 8 passos!
Nada mergulha sua auto-estima em um poço de desespero como um término de um relacionamento. Filmes de comédia romântica e novelas nos fazem acreditar que o processo é simples: veja uma maratona de filmes tristes, coloque seu pijama mais aconchegante, chore em um copo de sorvete por alguns dias seguidos e puf! Terminada a montagem, você é um novo você e está pronto para enfrentar o mundo.
Mas, na realidade, uma vez que você atingiu o fundo do poço, você pode se encontrar caindo em hábitos autodestrutivos – ignorando seus amigos, negligenciando seu trabalho e geralmente esquecendo o autocuidado. Você foi informado durante toda a sua vida que há mais peixes no mar (basta abrir seu aplicativo de namoro de escolha e lá estão eles), mas por que é tão difícil já lançar uma nova rede?
A resposta é simples: o amor é como uma droga. “As varreduras funcionais do cérebro mostraram que o amor é uma forma de vício”, diz Eric Esteves Fonseca, PhD e psicólogo licenciado. “Nós nos acostumamos a ter uma certa substância, e essa substância é uma pessoa e o relacionamento em nossas vidas. Então, durante o ‘término’, ficamos desesperados e agimos loucamente.”
Além disso, relacionamentos de longo prazo significam que você moldou sua vida em torno da outra pessoa. Vocês fizeram compromissos, bem como planos futuros, e ter que abrir mão disso não é tão simples quanto deslizar para a esquerda ou para a direita na tela do seu celular.
Mas não se desespere: pedimos a especialistas em relacionamentos seus melhores conselhos sobre Como Superar um Término, e há uma série de passos simples que você pode tomar – nenhum dos quais envolve um pote de sorvete.

Reconstrua sua
autoestima
Se o seu parceiro iniciou o término, é perfeitamente normal começar a discriminar sua aparência física e traços de personalidade, questionando o que há de errado com você que faria com que alguém se apaixonasse.
Em vez disso, inverta esse padrão de pensamento. “Concentre-se no que você realmente valoriza em si mesmo e no que trouxe para o relacionamento, e não nas qualidades que você não possui”, aconselha Camila Mesquita Pessoa. “Escreva uma lista e pense em traços que falam de seu caráter, forças emocionais, conjuntos de habilidades e qualquer outra qualidade que tenha valor em um relacionamento.”
Se você está tendo dificuldade em ter ideias, peça aos seus amigos e familiares mais próximos, que te liste todas as razões pelas quais eles se sentem afortunados por tê-lo em suas vidas.

Conheça três
novos lugares
“Uma vez por semana, encontre um café ou um restaurante que você nunca foi e convide pelo menos um amigo para ir com você”, diz Mariana Viana, psicoterapeuta e psicanalista, que dá essa tarefa a todos os seus clientes que estão trabalhando na cura de um coração partido. Isso ajuda você a quebrar sua rotina habitual e fugir dos lugares que você sempre ia com seu ex-parceiro.

Evite ir atrás
de outro
relacionamento
por enquanto
Um novo relacionamento oferece um impulso rápido que fará você se sentir sexy ou valioso, temporariamente. Mas uma vez que essa alta desaparece, você pode se sentir culpado, de acordo com Noa Ornelas. “Muitos dos meus clientes expressam remorso depois de um término de relacionamento porque seu investimento foi superficial, enquanto outras pessoas colocam seus sentimentos em risco.
Quando você toma decisões impulsivas, como pular de cabeça em outro relacionamento, isso significa que você está tentando encontrar uma maneira de evitar sentir essas emoções dolorosas que acompanham a perda de alguém que você ama. “Reconheça a dor e entenda que ser uma pessoa responsável significa lidar com ela”, diz Noa. “Esteja disposto a lidar com sua dor.”

Faça uma caminhada
realista pelas
suas memórias
Quando sua mente eventualmente vagueia e você começa a relembrar todos os bons momentos que vocês dois tiveram, provavelmente está esquecendo de levar em consideração as partes ruins. (Você sabe, as brigas mesquinhas, diferenças de estilo de vida e discussões inúteis que caracterizam todos os relacionamentos).
“Seu primeiro pensamento pode ser ‘Ah, aquelas férias foram tão perfeitas.’ Lembre-se de como vocês dois não se falaram por 24 horas porque tiveram uma discussão no avião até lá”, diz Jana Baptista. “Lembre-se de que você começaria cada viagem tão ansioso porque seu parceiro nunca chegou ao aeroporto a tempo. Em outras palavras, faça questão de relembrar as coisas negativas, porque sua mente só reforçará o positivo. Mantenha a imagem real.”
Lembrar como foi todo o relacionamento pode te ajudar a buscar uma nova situação que não tenha as mesmas desvantagens.

Anote todas as
suas qualidades
negativas
Vá em frente, sacie sua criança malvada interior por um minuto. “Complete uma lista de todas as maneiras pelas quais essa pessoa não foi boa para você”, recomenda Isís Serro Inês.
“Pense em todas as qualidades irritantes que ele(a) possuía, bem como em todos os compromissos que você teve que fazer no relacionamento.
Mantenha essa lista em seu celular para que você possa consultá-la sempre que começar a pensar que ele(a) era perfeito(a). É natural idealizar tanto a pessoa como o relacionamento.” Manter as qualidades que te deixam maluco também te ajudará a tirar os óculos cor de rosa ao procurar um novo parceiro.

Faça uma
desintoxicação
das suas redes
sociais
Quando vocês compartilham muitos amigos em comum, deixar de seguir seu ex-parceiro não é suficiente para limpar a linha do tempo de sua presença. Se você não quiser ser bombardeado pelo rosto dele sempre que passear pelo feed, limite seu uso de rede social até que a ferida cicatrize um pouco. Claro, isso não significa que o desejo de espiar o perfil dele desaparecerá completamente.
“Pense em coisas que você pode ‘verificar’ sempre que tiver a compulsão de avaliar sua atividade online”, sugere Eric.
“Verifique seu amigo que está sobrecarregado com um novo bebê ou ligue para seus pais.”
Enquanto você está fazendo tudo o que pode para criar distância, seus amigos bem-intencionados podem ficar tentados a repassar qualquer fofoca suculenta que encontrarem. Portanto, seja proativo e deixe-os saber que você está lutando para seguir em frente e é melhor que eles mantenham isso para si mesmos.

Deixe de lado a ideia de “superação imediata”
Você sabe que a vida real não se desenrola como uma comédia romântica, mas você pode se encontrar desejando ter experimentado um término dramático, como um cenário “Ele me traiu” ou “Ela estava secretamente apaixonada pelo melhor amigo” para seguir em frente.
Infelizmente, o que tende a acontecer com mais frequência na vida real é que duas pessoas se afastam lentamente e, após a separação, um de vocês fica se perguntando, por quê?? Pode ser que, por baixo da necessidade desesperada de superação, haja um desejo de voltar a ficar juntos.
“Existe essa fantasia de que, se você continuar perguntando, descobrirá algo que permitirá desfazer o que aconteceu e voltar com aquela pessoa”, diz Nuno Melo. É mais saudável (e melhor para sua saúde mental a longo prazo) entender e aceitar que vocês simplesmente não eram a combinação perfeita um para o outro.

Concentre-se
em coisas que te
ajudam a se
sentir realizado
Então, talvez você não aguente ir para aquela aula de spin onde todo mundo te conhece como metade de “namorado(a) do(a) fulano(a)”, mas isso não significa que tudo que vocês fizeram de saudável juntos tem que sair pela janela.
Se vocês dois adoravam uma determinada aula de fitness, atividade ou hobby, ainda podem se consolar sozinhos (mas talvez trocar de horário para não encontrar seu ex na academia ou no estúdio seja uma boa ideia).
“Acho que algumas pessoas desistem de atividades como ir à igreja ou ser voluntárias porque era algo que faziam com o parceiro”, diz Eric.
“O que você realmente deveria fazer é experimentar novas experiências, bem como continuar as atividades que apoiam seus valores fundamentais. É tudo uma questão de equilíbrio.”