Como separar família e trabalho?

2015-04-10_190211

Como se está em casa, é possível ficar tentado a amenizar a formalidade do horário de trabalho e realizar as tarefas em qualquer lugar. No entanto, para ser produtivo, é importante ter um local de trabalho específico.

Manter um espaço de trabalho separado dos filhos e da família é necessário para que haja rendimento e produtividade profissional e individual. Isso vai ajudar a mente a criar uma divisão entre a rotina familiar e o horário comercial. E, ao entrar nesse espaço, vai entender que é hora de focar a atenção nas obrigações profissionais. É necessário manter o ambiente de trabalho organizado, limpo, iluminado e bem ventilado. Se for possível, dar preferência a um cômodo com portas, a fim de evitar interrupções e distrações. Acima de tudo, o ideal é que esse escritório improvisado seja acolhedor e ajude a concentração.

Estabelecer horários para cuidar das crianças e trabalhar em casa
Ter uma rotina é importante para o bem-estar e produtividade. Se não houver horários estabelecidos, a tendência é executar várias tarefas ao mesmo tempo, que serão interrompidas e intercaladas. E isso só vai levar a precisar de mais tempo para alcançar os objetivos ou, pelo contrário, acabar fazendo tudo pela metade. Portanto, estabelecer com antecedência quais momentos do dia serão dedicados para cada atividade e tentar seguir esse cronograma o mais fielmente possível. Isso significa tentar evitar as interrupções da família enquanto trabalha, mas também significa dedicar o tempo totalmente a ela quando for o momento para isso. Estabelecer horários vai permitir evitar interferências de algumas tarefas em outras, uma vez que todas terão um momento estipulado no seu dia.

Organize-se
No entanto, estabelecer e seguir horários nem sempre é fácil, já que não está em um escritório. Pelo contrário, está em casa e precisa cuidar das crianças também. Portanto, a organização é muito importante. Se você mora com seu parceiro ou outros adultos na casa, tente criar um cronograma conjunto. Determine horários para que cada adulto possa trabalhar com tranquilidade, sabendo que o outro está cuidando dos pequenos. Tentar trabalhar ao mesmo tempo pode dificultar a tarefa, pois uma parte de você sempre estará atenta às necessidades das crianças.

Por outro lado, se você for o único adulto na sua casa, é possível aproveitar o horário de descanso dos seus filhos para cuidar das suas tarefas profissionais. Acorde antes das crianças, trabalhe enquanto elas tiram uma soneca ou quando já estiverem dormindo à noite. E, se isso não for possível ou suficiente, tente envolver as crianças na rotina de trabalho. Ou seja, explique a elas que certos horários devem ser dedicados ao trabalho e sugira, por exemplo, que elas façam a lição de casa enquanto você trabalha. Elas também podem ler ou realizar alguma outra atividade tranquila durante essas “horas de trabalho”.

Seja compreensiva
Acima de tudo, seja compreensiva e tolerante consigo mesma. Entenda que estamos passando por uma situação excepcional e que estamos fazendo os ajustes da melhor maneira possível. Não é um problema tão grande se seus filhos passarem um pouco mais de tempo assistindo televisão, se um dia seu trabalho não render tanto ou se você acabar queimando o jantar. Estamos enfrentando muitas coisas ao mesmo tempo e a única maneira de sair vitoriosos é olhar em perspectiva e reduzir a autoexigência. Faça o melhor que puder, mas permita-se momentos para curtir sua família e não deixe a ansiedade tomar conta dos seus dias.