Como se prevenir dos riscos de fraudes em compras na Black Friday na loja física e online?

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A coordenadora do Procon de Bento Gonçalves, Karen Battaglia, alerta para os riscos da compra feita por impulso e sem pesquisas, tanto em loja física quanto online. Um dos maiores riscos é a compra realizada em sites pouco conhecidos. A advogada Vanessa Dal ponte também alerta sobre os riscos de “cair” em falsos descontos

Algumas lojas da cidade prometem mais de 50% em promoções, mas segundo o Procon, é preciso cuidar com promessas falsas também em lojas online

 

Com a chegada da Black Friday, o desconto na compra de produtos seduz os consumidores, que buscam promoções a todo custo. As principais lojas de Bento Gonçalves chegam a oferecer descontos de até 60% nos produtos. O anúncio é tentador, mas, conforme alerta a coordenadora do Procon de Bento, Karen Battaglia, é preciso cuidado e responsabilidade no momento da compra.
“O consumidor não deve agir pelo impulso, pelo desejo, importante que se adquira apenas o que realmente precisa, ou seja, necessário; para evitar o endividamento. É importante que o consumidor fique atento, nos preços dos produtos que pretendem comprar. A dica é para que nos dias anteriores faça a pesquisar de preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento. Confira se o produto faz parte da Black Friday e compare o preço com a pesquisa feita anteriormente”, comenta.
Outro risco é a compra realizada em sites pouco conhecidos. Karen é enfática ao alertar sobre os riscos de compras online.
“Cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Certifique-se que o site apresenta dados da empresa como CNPJ, endereço físico, razão social, contatos telefônicos”, alerta.

Se o consumidor for vítima de fraude, o que ele deve fazer?
O consumidor que caiu em uma fraude deverá apresentar prints de toda a negociação; URL (endereço) do site em questão, cópia do boleto bancário e comprovantes de pagamento, todos os e-mails trocados com a empresa a respeito da transação, e procurar a delegacia para confecção de Boletim de Ocorrência, por se tratar de estelionato.
Principais reclamações
do Procon de Bento
Ainda de acordo com Karen, os motivos de reclamações são variados, mas ela destaca os principais.
Prazo da entrega da mercadoria, falta do produto no estoque, não cumprimento da oferta (produto diverso do adquirido) e atrasos e recusa da empresa em cancelar a compra, são as principais reclamações obtidas nesse ano.
O ideal é que o consumidor entre no site da rede e faça as suas compras diretamente pelo próprio site, para não correr o risco de golpes.
Se a loja não entregar alegando falta de estoque. O Procon aconselha que existem três opções para resolução da demanda; exigir o cumprimento da oferta; aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago; ou receber de volta o dinheiro que pagou

Advogada ressalta sobre os direitos do consumidor
A advogada Vanessa Dal ponte reforça sobre a importância do consumidor pesquisar e buscar informações antes de realizar uma compra. Ela destaca que em caso do consumidor ser lesado, o problema deve ser resolvido em até 30 dias.
“O consumidor possui 30 dias para realizar a reclamação, em caso de bens não duráveis, sendo o prazo de 90 dias para os bens duráveis. Tratando-se de vício oculto – de defeito não verificável facilmente – o prazo começará a contar a partir do momento em que este ficar evidenciado. Em todo caso, o fornecedor terá 30 dias para solucionar o problema do produto e, caso ultrapassado, o prazo deverá realizar a troca do produto por um novo ou restituir o valor respectivo ao consumidor”, explica.
Segundo a advogada as compras realizadas pela internet ou por telefone – ou de qualquer forma fora do estabelecimento comercial – o consumidor poderá desistir da aquisição dentro do prazo de 07 (sete) dias do ato do recebimento, independente da existência de defeito no produto, conforme previsão expressa no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Ainda de acordo com Vanessa o consumidor deve ficar atento para fazer valer seus direitos.
“O Procon vem alertando os consumidores a fazer pesquisas antecipadas sobre os preços dos produtos que pretendem comprar, guardando toda a documentação. No caso de fraudes constatadas, o consumidor pode processar o lojista que disfarçou preços, que os aumentou antes do dia da promoção ou que tenha cometido qualquer tipo de ato que possa lesar seus clientes”, garante.

Dicas na hora da compra

Não acredite em
descontos “milagrosos”
A Black Friday tende a apresentar ao consumidor preços mais baixos do que no restante do ano, mas não é uma data ‘milagrosa’. Por isso, a primeira dica é ficar atento aos preços absurdamente mais baixos do que os praticados costumeiramente.
Algumas lojas, até mesmo as famosas, tendem a colocar “pegadinhas” para o consumidor. Um exemplo comum é o de reduzir o preço do produto, mas aumentar abusivamente o frete, no caso da venda online.
Há na própria internet sites que prometem mostrar o histórico de preços dos produtos meses antes da Black Friday. Desta forma, o consumidor pode acompanhar a variação que ele sofreu e saber, efetivamente, se o desconto aplicado na data é real ou “fake”.

Cuidado com as lojas novas
Saber a procedência do produto dos sonhos também é fundamental e, para isso, é obrigação do consumidor consultar a confiabilidade da empresa.
O site do Procon de São Paulo disponibiliza uma lista com os nomes das lojas virtuais que devem ser evitadas. Para saber se seu produto desejado está à venda em uma delas e você está tentado a fazer a compra,

Evite comprar por impulso
Um dos maiores erros que os consumidores cometem na Black Friday é a compra por impulso.
Para evitar comprometer o orçamento, pare, pense e veja se você precisa mesmo daquele produto, mesmo que ele esteja em um preço muito abaixo do normal.
Como diz o tweet abaixo, são três os questionamentos fundamentais antes de apertar o botão “confirmar compra” na tela do seu computador.

Cuidado com os dados que fornece
É procedimento comum e necessário o fornecimento de dados pessoais – nome, endereço completo e CPF – para a realização de compras online, assim como os dados do cartão de crédito. Mas cuidado!
Se a empresa solicitar também dados bancários e, principalmente, senhas dos cartões – tanto de crédito quanto do banco – NÃO feche a compra, pois a possibilidade de se tratar de um golpe é gigantesca.

Faça sempre a captura das telas
Uma ótima dica para se precaver de possíveis golpes é fazer a captura das telas que forem aparecendo durante os passos da transação de compra.
Desta forma, caso ocorra algum problema na entrega ou na cobrança dos produtos e o consumidor precise confrontar a loja, terá provas que comprovam a má fé ou a falha da empresa em questão.
É importante fazer a captura de toda a tela, e não somente do site, para comprovar a veracidade da imagem.