Como saber se seu cachorro ofegante está com problemas?

2015-04-10_190211

É normal que os cães fiquem ofegantes depois de uma caminhada, uma brincadeira etc, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Um dos sinais que se deve observar é língua para fora, pois pode indicar calor ou cansaço. Agora, se vier acompanhado de tremores ou dificuldade de respirar, corra imediatamente para o veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica ou não reunimos dicas de veterinários para você se orientar.

Sistema respiratório
Antes de qualquer coisa, precisamos compreender que os cães não respiram (e nem transpiram) como os humanos. É com a respiração que o cachorro perde calor, ou seja: o cachorro respirando rápido e com a boca aberta significa que ele está equilibrando a temperatura corporal.  A respiração resulta de uma interação complexa entre o centro respiratório no cérebro e os músculos intercostais e diafragma. Isso tem um objetivo e é coordenado principalmente para oxigenar o sangue que preenche os pulmões. Um cachorro ofegante à noite, por exemplo, pode estar sentindo a mudança da temperatura do ambiente. Nesses casos, basta tornar o clima mais agradável para ele.

Tremendo e ofegante
Se o seu cão apresentar este sintoma é melhor ficar atento, principalmente se ele não tiver recebido nenhum estímulo para ficar mais cansado. Cães podem tremer por muitas razões e nem sempre são indicativos de doenças mais graves: é o caso dos cachorros ansiosos, que manifestam mais agitação durante alguma brincadeira ou antes do passeio. Nesse caso, a tremedeira é mais psicológica e o adestramento para cães pode ajudar. O cachorro muito ofegante e com tremedeira pode indicar doenças, principalmente se surgirem outros sintomas. Se há uma frequência na tremedeira, pode ser que ele esteja doente. Você deve observar se há outros sinais junto da tremedeira, como vômito, diarreia, febre, apatia e perda de apetite.

Quais problemas pode indicar?
Estar ofegante pode ser indicativo de doenças, como problemas cardíacos, colapso de traquéia e até envenenamento. É necessário observar a língua do cachorro e perceber se ela não está roxa, um processo que pode ocorrer e que se chama cianose. Um cachorro com esse problema, na maioria das vezes, apresenta um caso de falta de ar que pode levar a óbito caso não receba a intervenção adequada a tempo.

Alguns cães apresentam, naturalmente, dificuldade para respirar e podem ficar ofegantes. É o caso dos cães braquicefálicos ( que possuiem focinho achatado), como pug, Boxer, Shih Tzu e Bulldog . Em algumas situações mais graves pode ser necessário fazer uma cirurgia, como uma rinoplastia, que vai ajudar o animal a respirar melhor. Pra começar os cães com dificuldade para respirar apresentam expressão de ansiedade, não conseguem se locomover adequadamente e, principalmente, podem ter um padrão respiratório anormal, com aumento da frequência respiratória. Nem sempre um cachorro com dificuldade para respirar pode ter uma doença respiratória. É comum que, durante episódios de ansiedade,os cães se engasguem com alguma coisa, que pode ser ração ou até um pedaço de brinquedo. É importante sempre supervisionar cães que têm tendência a esse tipo de comportamento.