Como saber se o mel é verdadeiro

2015-04-10_190211

O mel é delicioso e ainda tem particularidades cicatrizantes e anti-sépticas e rico em nutrientes. Recomendado para pessoas que estejam em tratamento do trato urinário, infestação de vermes, asma, tosse, diarreia, náusea e vômitos, o mel muitas vezes é vendido como verdadeiro, embora possa ser alterado para “render mais”. Veja o teste de como saber se ele é puro ou impuro:
Teste do copo de vidro: Coloque uma gota de mel na água. Caso ele seja impuro irá se dissolver – o aditivo mais comum para o mel é o melado de cana de açúcar, que pode se dissolver. Caso seja o mel puro, ele não chega a se separar e irá afundar como uma gota sólida até chegar ao interior do copo.
Teste da absorção: Pingue algumas gotas de mel em papel borrão e espere que ele seja absorvido. Caso ele seja absorvido, é impuro. Caso não tenha papel borrão, ponha um pouco de mel no guardanapo branco e sem seguida faça a lavagem do pano. Caso o mel venha deixar alguma mancha, talvez não seja puro.
Rótulo: É preciso atenção quando for ler o rótulo do mel, até por que em meio aos ingredientes pode ter algum aditivo. Existe uma lista de países no qual é obrigatório que esteja descrito os ingredientes e os aditivos na fórmula do mel.
Teste com fogo: Tenha em mãos um isqueiro e uma vela com pavio de algodão. Afunde o pavio no mel e tire um pouco do excesso. Caso você consiga acender o pavio e se chegar a queimar, saiba que o mel é 100% puro. Caso demore pra queimar é por causa da água presente no mel que impossibilita que ele acenda.

Quais são os tipos de Mel?
Mel silvestre: É mais popular pelos brasileiros e é originária de vários tipos de flores. Seus benefícios incluem propriedades para a a saúde da pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e particularidades que incluem efeitos calmantes.
Mel de flor de eucalipto: É composta por um gosto bem forte e tonalidade escurecida. É ideal para tratar complicações que incluem infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.
Mel de assa-peixe: Tem um cheiro e gosto bastante prazeroso e contém efeito calmante e expectorante.
Mel de flor de laranjeira: Esse mel tem o gosto mais leve e equilibra os trabalhos intestinais e tem ação calmante.
Mel de cipó-uva: Contém efeito antioxidante, principalmente no fígado, com isso ele auxilia na redução dos efeitos causado pelo álcool.
Contraindicação
Crianças que não tenham completado 1 ano não é indicado o consumo desse alimento. Pessoas que tenham diabetes, mulheres grávidas e que estejam amamentando só podem ingerir mel depois de consultar o seu médico.