Como regar as plantas de forma sustentável e ecológica

2015-04-10_190211

O desperdício de água é um problema que pode e deve ser combatido diariamente, por meio de ações simples e muito eficientes. Com algumas medidas pequenas e práticas é possível economizar água ao regar as plantas, sem atrapalhar a execução das atividades domésticas.
Diante disso, para tornar essa tarefa ainda mais fácil, confira nossas dicas de como ser mais sustentável sem abrir mão de ter um lar cheio de flores.

1 – Acumule água da chuva
Uma das formas mais fáceis de evitar o desperdício é aproveitar a água da chuva. Basta espalhar baldes no jardim ou em outras áreas descobertas para obter uma reserva especial para as plantas. Depois, o mais importante é conservar o líquido em recipientes fechados, como galões e borrifadores, para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
2 – Reaproveite a água para regar as plantas
Esse elemento vital também pode ser reaproveitado durante as atividades domésticas. Você pode, por exemplo, guardar a água usada em tarefas como a lavagem de frutas e legumes, a limpeza do aquário e também dos recipientes de comida dos animais de estimação. Essa água costuma ser jogada fora logo após o uso, mas é ideal para regar diversos tipos de plantas, mesmo aquelas com flores.
3 – Cuide e mantenha
Observar se os acessórios para regar as plantas estão em condições adequadas de uso é essencial para evitar o desperdício. Sejam eles manuais ou automáticos, é sempre bom verificar se apresentam furos ou rachaduras responsáveis por vazamentos e se estão posicionados na direção correta na hora da rega. Sempre que puder, utilize material reciclado.
4 – Regue na hora certa
O melhor momento para aguar os jardins é no início da manhã, quando a evaporação da água se dá de forma mais lenta devido ao sol, que nesse horário é mais brando. Logo, quanto mais quente, mais rápido ela desaparece. Evitar momentos em que esteja ventando muito também ajuda a manter as plantas úmidas por mais tempo.
5 – Evite exageros
Não abusar na quantidade de água durante a rega é outro segredo que afasta o desperdício e mantém as plantas bonitas e saudáveis. Lembre-se que cuidar da área verde da casa é uma atividade que merece bastante atenção, pois o excesso pode provocar os mesmos problemas causados pela falta d’água. Ao notar que o solo já está devidamente hidratado, pare de regar as plantas. Se possível, use um medidor de umidade para verificar o nível de água na terra.
6 – Use a criatividade
Para deixar os jardins mais vistosos de forma sustentável, vale investir numa solução criativa: você pode reciclar garrafas PET e reaproveitá-las em um sistema de rega. Basta fazer furinhos no fundo da garrafa e enterrá-la perto da planta. Ao encher o recipiente, a água passará aos poucos para o solo, mantendo-o sempre úmido.