Como plantar e cultivar arruda

2015-04-10_190211

A arruda é conhecida popularmente por espantar o mau olhado, mas seus benefícios vão muito além desta crença. Essa planta medicinal possui inúmeros benefícios. Neste post, apresentamos suas características, modos de uso e explicamos como plantar arruda para consumo.

Características
É um subarbusto muito cultivado nos jardins em todo o mundo, devido às suas folhas, fortemente aromáticas. Atinge até um metro de altura, apresentando haste lenhosa, ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento. As flores são pequenas e amareladas. O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas.

Benefícios da arruda
A arruda tem efeito sob os vasos sanguíneos, cistos e que pode ser utilizada como inseticida. Ela ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, sendo ótima no tratamento de varizes. Também é um poderoso inseticida e vermifugo, combatendo piolhos, pulgas, sarna e vermes.

Consumo
As folhas da arruda são utilizadas como chá de fins calmantes. Também podem ser usados como tempero para carnes, peixes, queijos, sopas, saladas e até mesmo para dar sabor a vinhos e outras bebidas alcoólicas, embora seu sabor muito amargo tenha sido mais popular na antiguidade do que em tempos modernos. Seu uso na alimentação, no entanto, quando muito, deve se limitar a pequenas quantidades devido a sua toxicidade.
Mulheres grávidas devem evitar completamente o consumo. Apesar da planta repelir cães, gatos e ratos, suas flores amarelas são uma boa fonte de alimento para abelhas.

Como cultivar arruda?
Os melhores resultados em relação ao clima para arruda, são obtidos em temperaturas amenas, crescendo bem em temperaturas entre 4° C e 30° C. No entanto, a arruda pode crescer em muitos tipos de clima. Em relação a luminosidade, se desenvolve melhor com luz solar direta, mas tolera sem problema sombra parcial. O solo adequado para o plantio da arruda é o calcário, bem drenado, com pH entre 7 e 7,5. Porém, a planta pode ser cultivada em diversos tipos de solo, como pedregosos, pouco férteis e levemente ácidos. Não há uma regra.
Plantas bem desenvolvidas toleram curtos períodos de seca, sendo assim, as regas podem ser espaçadas, de forma que o solo seque superficialmente entre uma rega e outra. O excesso de água pode prejudicar a planta. Mas, inicialmente as plantas devem ser bem irrigadas.

Plantio
Há várias formas de propagar a arruda, sendo elas: através de sementes; por divisão de plantas desenvolvidas ou por estaquia. As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras a uma profundidade de 0,5 cm no solo. A germinação leva de 1 a 3 semanas. Caso resolve semeá-la em sementeiras, transplante as mudas quando estiverem com cerca de 10 cm de altura. Ramos saudáveis podem ser cortados e parcialmente enterrados para enraizarem, formando novas plantas. Alguns ramos de plantas bem desenvolvidas podem enraizar naturalmente em contato com o solo.

Cultivo de arruda em vaso
A arruda também pode ser cultivada em vasos. E neste caso, recomendamos o vaso auto irrigável, que além de proteger sua casa contra o mosquito da dengue, umidifica a planta na medida exata.
A arruda é uma planta perene, e sendo assim pode produzir por uma década ou até mais. É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes. Os frutos da arruda também podem ser utilizados, no entanto, seu uso é menos comum que o uso das folhas. Para secagem ou para outros usos, as folhas podem ser colhidas em 90 a 120 dias após o plantio. Neste período a planta já estará bem desenvolvida.

Cuidados
Vale ressaltar que em contato com a pele, pode provocar fitofotodermatose (aquela famosa mancha/queimadura de limão). Por isso, evite cultivá-la em locais onde possam ter contato frequente com a planta. E use sempre luvas para proteger as mãos, assim como roupa adequada para proteger o corpo, especialmente em dias ensolarados.