Como plantar e colher cebola: dicas práticas e simples

2015-04-10_190211
og:image

Cebola é uma das plantas fáceis de se manter em casa. Você pode plantar em vaso raso, na janela da cozinha ou no canteiro. O que importa é ter luz, água e terra bem areada. O nome científico da cebola é Allium cepa, uma planta que precisa de um ciclo de 2 anos para florescer e gerar sementes mas que, habitualmente, é cultivada em ciclo anual, vegetativamente. As diferentes cepas de cebola se diferenciam pela cor do bulbo – amarelo, branco, roxo -, conteúdo de princípios ativos, aroma e ardor e, estão relacionadas com a maior ou menor quantidade de luz diurna dos locais originários. Assim temos cebolas de dia longo (com mais de 13 h de lua ao dia) e outras de dia curto (com 7 h em média).

Como fazer seu cultivo doméstico de cebola
Cebola pode ser reproduzida pelos bulbos (a cebola que a gente usa na cozinha) ou por sementes.

Reprodução por germinação dos bulbos
Para reproduzir a cebola pelo bulbo basta replantar a base de toda cebola que você for usar no refogado – quero dizer, corte fora a parte de baixo de cada bulbo, de onde saem as raízes, e enterre na terra – fértil, aerada e úmida – regando até que comece a brotar. Depois de brotar mantenha a terra úmida, a luz solar no mínimo de 7 horas ao dia e, enquanto a planta cresce você pode ir consumindo as folhas verdes, desde que deixe 10 cm delas sobre o bulbo enraizado. De cada bulbo plantado você poderá obter outros 3 para consumo.

Plante cebolinhas miúdas, bulbinhos, em leiras
Esta é uma outra forma de se cultivar cebola com bulbos. Compre cebolas miúdas, das mais pequenas, e vá enterrando, uma a uma, em uma leira de terra preparada para esse fim. Uma cebolinha a cada 15 cm é uma boa distância entre plantas para não ter que rarear e transplantar mais tarde. Cuide de colocar cada bulbo com a parte do enraizamento para baixo, isso vai facilitar a pega.

Cebolinhas miúdas em vaso
Você também poderá plantar cebolinhas em vaso, com terra orgânica, misturada com areia e boa drenagem de fundo. Coloque 3 bulbos em cada vaso de porte médio para obter uma boa mata de folhas verdes que serão usadas na sua cozinha.

Semeando cebola com sementes
Deixe uma de suas plantas de cebola soltar sua haste floral e amadurecer as sementes. Recolha-as e semeie. No ano seguinte você terá novos pés de cebola para colher e usar.

Época melhor para plantio
No Brasil as cebolas de semeadura vão melhor se plantadas entre maio e junho pois, as águas devem rarear durante a fase final de formação dos bulbos para evitar fungos. Se você vai semar cebolinhas miúdas (bulbinhos), a melhor época é em fevereiro, março e abril, segundo a literatura.

A boa terra para as cebolas
Cebola é uma cultura que se agrada de terra pouco ácida (pH entre 5,5 e 6) e, portanto, é aconselhável uma calagem (incorporação de cal) à terra dos vasos e canteiros onde você irá plantá-las. Faça a calagem 30 dias antes da semeadura, no mínimo. A terra deve ser de textura média – nem pesada demais que faça barro e nem demasiado areenta – e o local não deve acumular água por encharcamento. Cebola não é planta que goste de água em demasia, especialmente se esta fica em volta dos bulbos, claro.