Como o Yoga pode mudar a forma de encarar a pandemia

2015-04-10_190211

Estar em estado de plenitude é algo buscado constantemente por todos aqueles que desejam o equilíbrio espiritual. Com a pandemia do coronavírus e as restrições impostas por quarentenas e métodos de prevenção da doença, muita gente têm sofrido com as consequências de uma vida cerceada e cheia de pressão. Algumas das práticas adotadas para lidar com estes aspectos são: meditação e o Yoga. Se reconectar com o seu íntimo em um momento de isolamento pode ser a saída para o estresse cotidiano. Gursandesh Kaur, professora formadora de Kundalini Yoga e fundadora do Instituto Nanak, explica que é preciso ter consciência do corpo e mente para poder acalmá-lo e realinhá-lo. “O primeiro passo é a respiração, muitas vezes esquecemo-nos de respirar e isso é algo muito importante para oxigenar bem o cérebro. No Kundalini Yoga a respiração dura em torno de 20 segundos para inspirar e o mesmo tempo para expirar, geralmente as pessoas fazem este processo inteiro em 10 segundos” conta Gursandesh.

Benefícios da prática do yoga e meditação

Falamos claramente que a mente e o corpo são responsáveis por promover os sentimentos e as sensações que temos no dia a dia. Com a pandemia da covid-19, temos estresse e ansiedade no topo da lista de motivos para afastamento de funcionários. Estas duas vertentes que estão em evidência têm cura com a prática da meditação que ajuda a acalmar a mente. “Principalmente o Kundalini Yoga pode ser utilizado neste momento, ele trabalha um envolvimento com a mente e um realinhamento de chacras que pode levar as pessoas a se reconectar consigo mesmas e aprender a relaxar na sua própria presença, sem a necessidade de estar rodeada de amigos e familiares” explica a professora formadora de Kundalini Yoga.

Principais chacras ativados

A prática ativa os sete chacras, que criam uma espécie de campo elétrico e tornam a pessoa mais confiante e criativa, segundo Gursandesh Kaur.  “Inicia com o primeiro, exaltando a segurança, depois passa para a flexibilidade, o terceiro chacra ativa a criatividade, seguido pela neutralidade. Depois a pessoa consegue ativar o poder da escuta e consegue concentração e foco para os objetivos e por fim, termina desfrutando de um estado de consciência e percepção mais sutil da vida” conta Kaur