Como mudar as cores das hortênsias do seu jardim para a próxima florada

2015-04-10_190211

Ao contrário do que muita gente pensa, não existem hortênsias de várias cores, mas sim plantas que adquirem cores variadas de acordo com o pH do solo onde estão plantadas.
Só para ter uma noção uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas, consoante o pH do solo.
Qualquer pessoa pode escolher a cor das flores das hortênsias que tem no jardim de casa. Basta tornar o solo mais ácido ou mais alcalino.
No entanto, é muito mais fácil mudar uma hortênsia de rosa para azul do que de azul para rosa.

Flores cor de rosa
Quando as hortênsias produzem flores cor de rosa é sinal que o pH do solo é alcalino. Se as suas hortênsias produzem flores azuis e deseja que estas passem a produzir flores cor de rosa siga os seguintes passos:
Pode a planta eliminando a maioria das folhas (este processo ajuda a eliminar a maior quantidade possível de alumínio que a planta contenha);
Coloque cal agrícola no solo (200 a 400g por m2) e plante as estacas das hortênsias – a cal pode ser encontrada em lojas de jardinagem, lojas de produtos agrícolas ou viveiros.

Mudar solo para
alcalino
Quanto mais alcalino o solo estiver mais claras serão as flores podendo até chegar a obter flores brancas.
Se adicionar carbonato de sódio à terra obterá flores de tonalidades variadas.

Flores azuis
Quando as hortênsias produzem flores azuis é sinal que o pH do solo é ácido.
Quanto mais o solo for rico em alumínio mais azuis serão as suas hortênsias – chegando mesmo a atingir a cor violeta.

Tornar mais ácido
Dilua 20 g de sulfato de alumínio ou sulfato de ferro em 5 litros de água e regue a planta com esta mistura duas vezes por semana (40 a 50 dias antes do início da floração);
Coloque esfregões de palha de aço velhos dentro de uma taça com água; quando a água adquirir a cor da ferrugem está pronta para regar as suas hortênsias – Regue uma vez por semana com esta água;
Adicione matéria orgânica ao solo para diminuir o pH: aparas de relva, borras de café, cascas de frutas e vegetais, etc.