Como manter os fios brancos impecáveis

2015-04-10_190211
Quando o fio se torna branco, a estrutura dele também se transforma. Eles são mais grossos que os naturalmente coloridos, o que acaba gerando mais volume para o cabelo

A história de que fios brancos são deselegantes e sinal de descuido está ficando no passado. Assumir os cabelos em seu tom natural, mais que uma questão de tendência, pode ser sinônimo de boa sintonia consigo mesma e com a passagem do tempo. Mas é importante saber que os fios grisalhos exigem atenção maior que os fios escuros.
Os fios brancos acabam possuindo uma textura mais frágil e com maior maleabilidade do que os pigmentados. São mais sensíveis as agressões externas e possuem as cutículas dos fios são abertas com maior facilidade, o que provoca, muitas vezes, o aspecto de frizz no cabelo.

Hidratação
O espaço que antes era preenchido pela melanina agora está poroso e, por essa razão, os cabelos brancos são bem mais leves e ficam mais arrepiados. Para contornar esse problema, o ideal é caprichar numa hidratação semanal.
Mascaras hidratantes com queratina, aminoácidos ou óleos vegetais são as mais indicadas, aplicando sempre seguindo as recomendações da embalagem.
A hidratação deve ser mais intensa nos fios mais ressecados, com o uso de máscaras de hidratação de uma a duas vezes por semana e o uso diário de condicionadores com propriedades para fechar as cutículas. Em pontas com menor tendência a ressecamento, pode-se usar as máscaras apenas uma vez por semana.

Hora de escovar
Muitas mulheres não abrem mão a uma boa escova. Quando os fios se tornam brancos é bom maneirar um pouco. Esse cuidado se deve é necessário devido a porosidade dos fios brancos, que se tornam mais quebradiços.

Leave-in
Além da hidratação semanal, os leave-in devem estar presentes nos cuidados diários. Esse creme sem enxágue vai atuar também na hidratação do cabelo até a próxima lavagem, deixando os fios brilhantes e saudáveis.

Xampus específicos
Aqueles xampus cinzas ou roxos que estão presentes nas prateleiras da farmácia são os ideais para usar nos fios brancos, pois impedem que os fios fiquem com aspecto amarelado. Mas é preciso ficar atenta à formulação deles, que precisa conter ativos hidratantes para manter o cabelo saudável.

Protegendo contra o sol
Os raios ultravioletas podem aumentar o ressecamento dos fios brancos, que já não contam com a proteção da melanina contra o sol. Por isso, o ideal é usar produtos com filtros solares nos fios.

Secador e prancha
O calor desses aparelhos pode danificar ainda mais o fio, que é mais quebradiço do que os cabelos naturalmente coloridos. Programar-se para lavar os cabelos em horários em que é possível deixar os fios secarem de forma natural é o ideal e, quando o secador ou a prancha tiver que ser usado, o protetor térmico deve ser aplicado nos fios para ajudar a proteger.

Fios mais grossos
Quando o fio se torna branco, a estrutura dele também se transforma. Eles são mais grossos que os naturalmente coloridos, o que acaba gerando mais volume para o cabelo. Esse fato ajuda a pensar em novos cortes de cabelo que emolduram o rosto.

Não arrancar os fios
Em hipótese alguma deve se arrancar um fio branco, mesmo que a pessoa ainda não aceite a cor natural deles. Isso só acaba gerando um trauma na raiz do cabelo e não resolve a situação, já que o fio vai nascer novamente branco. O ideal é pesquisar jeitos diferentes de usar os fios ao natural e, claro, cuidar deles para mantê-los sempre hidratados e saudáveis.