Como limpar cachorro a seco

2015-04-10_190211

Nestes dias em que o recomendado é não sair de casa, o seu cãozinho também fica de quarentena. Que tal tirar aquele cheirinho ruim, sem o banho da petshop?

Antes das dicas é essencial ter em conta que o banho seco nunca deve substituir a higiene completa do cachorro, embora seja uma excelente alternativa em determinadas situações.

Também é bom saber quais são os recursos usados em limpeza que são nocivos para o cachorro:
Não use lenços umedecidos pois podem conter substâncias que não são adequadas para a pele do seu cachorro, especialmente se ele sofre de alergia, sensibilidade, dermatite ou algum problema relacionado com a derme.

Não use nenhum tipo de shampoo seco que não tenha sido concebido para uso veterinário, já que pode acabar provocando reações alérgicas.

Não aplique nenhum tipo de colônia convencional para manter o cachorro mais limpo pois pode conter substâncias que irritam e prejudicam a pele.
Recorde que, assim que possível, você deve dar um banho completo ao seu cachorro, sempre com carinho e paciência para que ele não sofra com qualquer tipo de estresse. Vamos às dicas.

Shampoo a seco para cachorro
Felizmente é possível encontrar produtos que facilitam a vida dos tutores, como no caso do shampoo seco para cachorro, um produto perfeito para manter a higiene do seu melhor amigo.

Para dar banho a seco ao cachorro, comece por escovar e desfazer quaisquer nós no pelo dele, isso vai facilitar a limpeza posterior. Em seguida, pegue uma toalha de algodão e umedeça com um pouco de água morna. Aplique o shampoo (em spray) sobre o pano e passe por todo o corpo do seu dog, sem esquecer nenhuma zona, assim como faria no banho normal.

Se o seu cachorro tiver muito sujo, você pode aplicar o shampoo novamente (ou quantas vezes seja necessário). Para finalizar, volte a escovar o pelo do cachorro para eliminar qualquer resto de shampoo e deixar o pelo dele seco e suave.

Toalha umedecida
Aproveite uma toalha umedecida para higienizar o seu cachorro. Para uma limpeza mais eficaz, escove o pelo do seu cachorro antes e depois do processo.
Embora esta não seja uma solução de limpeza definitiva, pode ajudar a remediar a situação, especialmente em casos de sujeira localizada.

Desodorante caseiro para cachorro
É possível que, em muitas ocasiões, você tenha lavado o cachorro através do banho convencional e que, em dias de chuva ou após um passeio longo no exterior, ele volte a soltar um odor desagradável mais intenso do que o cheiro natural dos cachorros.
Neste caso, recomendamos que você faça um desodorante caseiro usando uma parte de vinagre de maçã e duas partes de água, colocando esta mistura em um recipiente com spray e aplicando sobre o pelo do cachorro.
O vinagre de maçã possui muitas propriedades mas, entre elas, também faz com que o pelo do seu cachorro se mantenha em bom estado e sem odores.