Como iniciar com jardinagem e paisagismo

2015-04-10_190211

A jardinagem é uma técnica utilizada pelo homem desde os primórdios da civilização e que inicialmente surgiu como um modo de sobrevivência. Com o passar os séculos, a jardinagem se tornou mais do que um meio de sobreviver e com isso ela e o paisagismo são uma forma de conseguir decorar a sua cara com o auxílio da natureza. Apesar disso, são técnicas que precisam ser feitas adequadamente para conseguir o resultado desejado.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a jardinagem e o paisagismo não são exclusivos de profissionais experientes ou renomados, já que é possível você mesma dar o seu toque à sua casa com o auxílio dessas técnicas.

Conheça seu espaço
Antes de começar a planejar qualquer coisa para seu jardim é indispensável que você conheça o seu espaço e isso não diz respeito somente ao tamanho, mas também à qualidade da terra, inclinação do terreno e incidência solar.

Planeje o que
deseja no seu jardim
Depois de conhecer o espaço é hora de saber o que você deseja ter no seu jardim: se você deseja árvores, pomares, muitas folhas ou muitas flores, por exemplo. Somente dessa forma você poderá começar a planejar quais plantas comprar e qual será a melhor combinação para seu jardim.

Aproveite o espaço
Se você tem um grande espaço disponível aposte em um jardim com mais variedade e mais itens, além de poder apostar em árvores maiores. Já se o seu espaço for reduzido não é motivo para desistir do jardim, já que basta aproveitar todo o espaço disponível, como ao criar um jardim vertical, por exemplo.

Comece pelas
suculentas
Para os jardineiros de primeira viagem as suculentas são as melhores opções, pois não necessitam de cuidados excessivos e possuem fácil manutenção. Essas espécies requerem rega semanal e boa incidência solar, além de garantir um visual delicado e bonito.

Crie sua horta
Imagine ter seus temperos favoritos sempre à mão e livres de quaisquer substâncias prejudiciais à saúde: isso é o que criar sua própria horta pode fazer por você. Assim, aposte em começar a plantar seus temperos favoritos e, se desejar, expanda sua horta para legumes, verduras e hortaliças, garantindo uma alimentação mais saudável.

Regue as plantas
de manhã ou à noite
Uma das dicas de jardinagem e paisagismo mais importante é sempre regar suas plantas pela manhã ou à noite, evitando o horário do meio-dia. Isso porque as plantas absorvem melhor a água nesses dois períodos, garantindo que fiquem saudáveis.