Como Impor Respeito em Outras Pessoas

2015-04-10_190211

Ser respeitado é uma coisa, mas impor respeito são outros quinhentos — e, para certas pessoas, é uma habilidade inata. Pesquisas indicam que, muitas vezes, os membros de uma equipe ou um grupo julgam seus líderes não pelo seu desempenho, mas pela sua aparência. Isso é ainda mais importante quando se leva em consideração o fato de que a maioria das pessoas forma uma primeira impressão (fixa) de outra em sete segundos

Dando uma boa
primeira impressão
Exale confiança com a sua linguagem corporal. Lembre-se de que o mais importante não é o que você sente, e sim o que quem está à sua volta acha que sente. Este é um dos principais problemas quando se trata da linguagem corporal: muitas vezes, os sinais não verbais que uma pessoa emite não transmitem a mensagem que ela quer passar de fato. Por exemplo: mesmo que você esteja com as costas arqueadas por cansaço, alguém pode interpretar essa postura como falta de interesse; mesmo que esteja confortável com seus braços cruzados, pode ser que alguém ache que você está mostrando uma postura de resistência e antipatia; e assim por diante. De modo geral, a posição do corpo também leva muitos às conclusões erradas.
Sendo assim, você precisa aprender a se atentar à sua linguagem corporal o tempo todo. Por exemplo: fique sempre com a coluna reta, olhe para frente, e não para o chão, e não cruze os braços.
Não fique mexendo no seu cabelo ou nas suas roupas e nem tamborilando os dedos na mesa, ou você vai parecer entediado ou inseguro. Esteja sempre alerta.

Preste atenção
às suas
expressões faciais.
Sabe quando você está em meio a um grupo e alguém faz uma pergunta complicada? É normal querer passar uma imagem de que se é inteligente, confiante e interessante! Mas e se você entesasse a mandíbula, arqueasse as sobrancelhas e fizesse careta?! E se desse um sorriso com ares de superioridade? O que acha que as pessoas pensariam disso? Tenha cuidado com as suas reações!
Use expressões faciais positivas e confiantes: sorria de leve, evite olhar para o chão, não arqueie as sobrancelhas e nem morda os lábios.
Quando chegar a sua vez de falar, use uma expressão que mostre que você tem plena confiança no que está dizendo, e não que indique algo como “Eu não acredito no que estou falando”
Não subestime o
poder do contato
físico.
O ser humano é programado para ter uma relação mais próxima com aqueles com quem ele tem contato físico. Nesse sentido, crie o hábito de tocar as pessoas de leve. Não faça força, ou você vai gerar o efeito contrário ao esperado. Nessas horas, um mero contato com o antebraço de alguém que dure 1/40 de segundo já é capaz de gerar um efeito bastante benéfico.
Pesquisas apontam que, no mundo dos negócios ou das relações formais, até um bom aperto de mão é capaz de deixar as pessoas mais confortáveis umas com as outras.
Alie a sua linguagem corporal à sua forma de se expressar.
Quando a linguagem corporal de uma pessoa não combina com a sua forma de se expressar, ninguém acredita no que ela diz. Você precisa aliar uma coisa à outra para não acabar sabotando a sua própria mensagem. Além disso, enviar sinais mistos (ou seja, difíceis de interpretar) gera um efeito negativo e cria obstáculos em qualquer tipo de relacionamento. Tenha cuidado para não confundir os seus funcionários, clientes, eleitores ou outros públicos! No fim das contas, eles estão mais inclinados a acreditar no que o seu corpo diz.
Por exemplo: se uma pessoa estiver dando uma palestra e disser que a opinião da plateia é muito importante, mas não olhar na direção dela ou ficar atrás do púlpito o tempo todo, quem está no evento vai entender que ela não está interessada de verdade.
Lembre-se de que você sempre está sendo observado.
Qualquer pessoa que assuma um posto de liderança passa a vida inteira se comunicando e sendo monitorada de perto por aqueles que a admiram (ou que, na verdade, estejam esperando qualquer tipo de erro da parte dela). Nesse sentido, pode-se dizer que o que ela faz nos “bastidores” é ainda mais importante do que acontece na frente de todos e todas. Não adianta nada você fazer um discurso potente e convincente, mas ser flagrado desrespeitando um funcionário durante uma discussão.
Por exemplo: digamos que você passou uma ideia específica para algumas pessoas, mas foi pego agindo de forma contrária ao que disse antes. Como quer impor respeito a elas desse jeito?

Pense com
mais calma.
Nem todos sabem disso, mas um dos motivos pelos quais os homens costumam ser mais vistos como líderes do que as mulheres é que eles têm o hábito de pensar com mais calma. Pesquisas indicam que, em média, as mulheres fazem cerca de 27 movimentos quando entram em um ambiente novo — enquanto os homens fazem 12. Sendo assim, elas são obrigadas a adaptar o seu jeito de ser quando precisam assumir postos de liderança. Se é o seu caso, comece a prestar atenção a si mesma!

Mostrando força
de caráter
Seja um bom exemplo de comportamento. Antes sequer de pensar em impor respeito, você precisa ser um bom exemplo de comportamento para as pessoas à sua volta. Elas devem ver e se inspirar na sua forma de levar a vida. Parece um tanto genérico, mas tente viver do jeito que você considera ideal. Por exemplo: trate seus colegas de turma ou trabalho com cordialidade, tente cumprir seus objetivos, dedique-se bastante às suas responsabilidades e seja generoso.
Tenha classe, dignidade e graça e as pessoas vão respeitar o seu jeito de ser imediatamente.

Não tire
vantagem
das pessoas.
Ninguém precisa tentar tirar vantagem dos outros para impor respeito. Se você tiver esse objetivo, aprenda a respeitar e ser gentil com as pessoas, em vez de tentar tratar todas como subalternas. Isso vale para todas as áreas da vida: trabalho, família, amizades etc. O único efeito que esse tipo de comportamento vai gerar é que você vai passar a impressão de que não está nem aí para ninguém mais, e o tiro vai acabar saindo pela culatra.
As pessoas que respeitarem o seu estilo de ser vão ficar mais que contentes com a possibilidade de trabalhar e colaborar com você. Por outro lado, elas vão se ficar iradas se notarem que estão sendo usadas de escada ou tapete.

Trate todo mundo
com o mesmo
nível de respeito.
Ser o presidente da empresa não dá a você o direito de humilhar o entregador do correio! Seja grato pelo cargo que você ocupa e trate com a mesma educação as pessoas que estão acima e abaixo na hierarquia. Ou seja: respeite os seus superiores e preste mais atenção aos seus funcionários. Ninguém vai gostar de ver qualquer tipo de comportamento injusto da sua parte.
Por mais que você vá ganhar o respeito e a admiração dos colegas por conseguir subir nos patamares da empresa, tratar com educação o entregador de delivery que está sempre por perto é um gesto igualmente nobre e necessário.

Não se vanglorie
das suas conquistas.
Algumas pessoas são tão desesperadas pelo respeito e a admiração dos outros que sentem que precisam se vangloriar de tudo o que fazem, desde as pequenas conquistas do passado aos grandes “cases de sucesso” da sua carreira. Contudo, fica muito mais fácil impressionar os outros quando se é modesto e tem os pés no chão. Não adianta nada você mesmo se gabar de tudo o que já alcançou na vida e esperar uma chuva de elogios!
As pessoas podem demorar um tempo para se atentar a tudo que você já fez de importante, mas tudo vai valer a pena quando elas descobrirem.
E nunca se sabe: pode ser que as pessoas comecem a seguir o seu exemplo e tratar as demais com a mesma educação que você mostra quando fala bem delas!
Além do mais, fazer elogios diretamente às pessoas nunca é ruim! Não seja cruel ou ríspido só porque você acordou de mau humor: tente ser cortês o tempo todo. Isso vai gerar ainda mais respeito e admiração nos seus colegas.

Elogie as pessoas
e não fale mal
de ninguém.
Se o seu objetivo é impor respeito, as pessoas precisam ver que você está muito mais interessado nas coisas que importam na vida do que no último boato que está circulando pela empresa. Crie o hábito de falar bem dos outros “pelas costas” deles! Eles vão ter uma surpresa bastante agradável quando perceberem que alguém os quer bem, o que se traduz na forma de um respeito mútuo.

Gerencie melhor
o seu tempo.
Você nunca vai impor respeito se for egoísta em toda oportunidade que tiver. Reserve um tempo da sua agenda para fazer trabalho voluntário, ajudar seus colegas (de turma ou de empresa) e contribuir com as tarefas domésticas em casa. Doar parte do seu tempo a compromissos variados não só vai gerar mais respeito à sua volta, mas também deixar você muito mais satisfeito consigo mesmo. De nada adianta dedicar todas as horas do dia para impressionar os outros, mas não ajudar ninguém!
Por outro lado, não se disponha a ajudar as pessoas só por interesse em impor respeito a elas. Esse impulso deve ser natural.
Conheça e respeite os seus limites. Não diga que você vai fazer 20 coisas se só tem tempo para fazer cinco.
Mais uma vez, não se vanglorie dessa habilidade extraordinária: o seu desespero por respeito vai ficar mais que óbvio.

Tente se destacar de alguma forma.
Demonstrar pelo menos uma habilidade desenvolvida é mais um jeito de impor respeito. As possibilidades são infinitas: você pode ser extremamente competente no trabalho, escrever muito bem ou ser o melhor goleiro que o time de futebol da sua turma de amigos tem! De qualquer maneira, até ter a capacidade de fazer uma pessoa triste sorrir é uma habilidade e tanto. Descubra no que você é bom e mostre isso às pessoas, tentando sempre ser natural ao máximo.

Cumpra com
a sua palavra.
Cumprir o que se promete é um dos principais fatores que demonstram caráter e impõem respeito. Como você vai inspirar as pessoas se tiver o péssimo hábito de “dar para trás” em tudo o que diz? Seja responsável e nunca firme compromissos sem saber se vai conseguir cumprir todos de fato. Mostre aos seus colegas o quanto você é confiável.

Pare de pedir
desculpas por tudo.
Antes de ser respeitado pelas outras pessoas, você precisa aprender a ter mais respeito próprio — e, para começar, deve aprender a aceitar quem é e o que faz. Portanto, pare de pedir desculpas por precisar de um tempo a sós, deixar de sair com os amigos para passar mais tempo com a família, não conseguir cumprir as expectativas exageradas do seu chefe e assim por diante! Respeite os seus limites e não tenha medo de dizer às pessoas que você não é capaz de fazer certas coisas, ou elas nunca vão respeitar o seu jeito de ser.
Por outro lado, não encare isso como carta branca para nunca pedir desculpas. Você só vai impor respeito às pessoas se admitir seus erros e se desculpar por eles (e do fundo do coração)!

Aprenda a
dizer “não”
nas horas certas.
Quem vive aceitando tudo o que as pessoas pedem no dia a dia nunca impõe respeito. Se é o seu caso, crie o hábito de se recusar a fazer algumas coisas: cuidar do cachorro do seu amigo que vai viajar, mesmo estando sem tempo, dar uma carona para aquele colega de empresa que mora do outro lado da cidade etc. Não tenha pena e nem fique pesaroso por nem sempre ter condições de ajudar quem precisa!
Não invente desculpas para não ajudar as pessoas e nem implore o perdão delas quando você não conseguir de fato. Aceite a sua decisão!
Se você ficar com remorso e quiser ajudar de alguma forma, mesmo que pequena, ofereça uma alternativa à pessoa que pediu o favor.

Imponha limites
claros.
Você precisa mostrar claramente às pessoas o que está e não está disposto a fazer, ou elas vão acabar abusando da sua boa vontade — até um ponto em que tudo vai ficar insuportável. Por exemplo: se você costuma cuidar dos seus sobrinhos por um total de cinco horas por semana, mas disser à sua irmã que não consegue passar disso, ela não vai insistir por mais tempo; contudo, se você ceder e oferecer seus fins de semana, ela vai tentar tirar proveito da situação. Isso se aplica a qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional.
As pessoas só vão respeitar o seu tempo se você deixar as suas intenções e expectativas claras logo de cara.
Conviva mais com pessoas que respeitem você. Na sua jornada em busca de mais respeito próprio, você precisa começar a conviver com pessoas que façam bem à sua vida. Se algum colega, amigo ou mesmo parente seu vive tirando sarro do seu jeito de ser, da sua aparência, da sua condição financeira ou afins, pense: será que vale a pena continuar próximo a ele? Não aceite ser maltratado pelas pessoas que deveriam fazer parte do seu sistema de apoio, ou ninguém mais vai mostrar respeito.
Isso significa que é hora de reavaliar os seus relacionamentos. As pessoas à sua volta fazem você se sentir bem? Ou vivem criticando cada decisão, atitude e característica sua? Nesse segundo caso, é melhor repensar na relação — e, se for preciso, até colocar um ponto final em tudo. Vai ser muito mais fácil cuidar de si mesmo se você tiver orgulho da pessoa que é. De quebra, isso vai impor mais respeito às pessoas nas suas interações do dia a dia.
Implorar não só mostra à pessoa com quem você está falando a sua total falta de respeito próprio, como também deixa claro o seu desespero e a sua incapacidade de resolver seus próprios problemas.

Não implore
por nada.
Muitas pessoas que não têm tanto respeito próprio imploram por ajuda, favores, atenção, afeto e outras coisas do tipo. Por outro lado, é normal pedir alguns tipos de auxílio em certas situações, mas não com desespero. Por exemplo: se a sua namorada não tem nenhum tempo para você, converse com ela sobre o que não está dando certo e veja se alguma coisa muda. Se não mudar, é melhor terminar de vez.

Cuide de si mesmo.
Você nunca vai impor respeito às pessoas se não cuidar de si próprio. Ou seja: não beba tanto nas festas da firma a ponto de perder a compostura; não vá para a aula ou o trabalho desarrumado; nem chegue atrasado aos seus compromissos; e por aí vai. E esse cuida