Como impermeabilizar tecido em casa

2015-04-10_190211
og:image

Se você trabalha com tecido, certamente já procurou por modelos impermeáveis. Saiba como fazer esse processo

A impermeabilização é um processo feito para criar uma camada protetora sobre determinados materiais porosos, impedindo que eles absorvam líquidos. É comum fazer isso em madeira, couro, cimento e também é possível impermeabilizar tecido. Veja como realizar esse processo de forma caseira.

Como impermeabilizar
Nem sempre é fácil encontrar um tecido já com essa proteção. E quando encontra, é bem mais caro. Por isso é que você deve aprender a fazer esse processo em casa. Existem algumas formas.

Com termolina caseira
A primeira dica vai precisar reunir alguns materiais e é um processo mais demorado, porém vale a pena.

Ingredientes
Água: 2 copos americanos; Cola branca extra: 1 copo americano; Álcool gel: 1 colher (sopa); Pote para misturar: 1 unidade; Pincel: 1 unidade; Plástico para proteção da superfície: 1 unidade.

Modo de preparo e aplicação
No pote que separou para fazer a misture, coloque a cola, o álcool e a água e misture muito bem até que fique homogêneo; Depois, coloque o tecido virado com a estampa para baixo sobre o plástico protetor em uma superfície lisa;  Usando o pincel, aplique a mistura de maneira uniforme, em todo o verso do tecido: Coloque o tecido para secar ao sol por cerca de 20 minutos. Está pronto para uso.

Com papel contact
Essa é outra forma bem simples de deixar o seu tecido protegido da água e não precisa de tantos ingredientes.

Materiais
Tecido de algodão: o quanto quiser impermeabilizar; Papel contact transparente: suficiente para o tecido; Tesoura: 1 unidade; Ferro de passar: 1 unidade.

Modo de aplicação
O tecido que vai ser impermeabilizado deve ser passado dos dois lados com o ferro, a uma temperatura média, para ficar bem lisinho; Corte o papel contact do tamanho de tecido que quer impermeabilizar. Para cortar certinho, guie-se pela parte de trás do papel contact, que deve ser quadriculada; Agora separe o papel contact e cole-o sobre o tecido; A parte quadriculada não deve ser jogada fora, pois vai colocá-la sobre o contact. Isso porque não pode passar diretamente o papel contact a ferro, senão ele vai derreter. Se preferir pode colocar um tecido ao invés do papel quadriculado; Não pressione o ferro e faça movimentos contínuos com o ferro em toda a superfície para o contact não derreter; Retire o papel quadriculado ou o tecido de cima do contact. Vire o tecido do avesso e volte a passar com o ferro em temperatura média, somente sobre o tecido; Seu tecido está pronto e pode começar a fazer suas peças de artesanato.

Por que impermeabilizar?
Ele é muito procurado pelos artesão que usam os tecidos em diversos modelos de peças que criam. Assim, garante que essas peçam tenham mais resistência e durabilidade, evitando manchas e sendo mais fáceis de limpar. Outra razão é porque, assim, você evita que ele desfie e estrague a peça ou seja mais difícil trabalhar com ela. Com vantagem, fazendo o processo em casa você economiza, pois mesmo que encontre para comprar, vai ser mais caro. Como consequência, terá que aumentar o preço do seu produto, o que costuma não ser bom para as vendas.

Como impermeabilizar o sofá você mesmo

Uma ótima opção para prolongar a vida útil do seu sofá é investir na impermeabilização, afinal quando investimos um bom dinheiro para comprar um sofá de qualidade queremos que esse bem de valor seja durável e a impermeabilização do sofá é ideal para evitar manchas e odores. Ainda mais para quem tem crianças pequenas em casa, ou ainda animais de estimação como cães e gatos que podem urinar no sofá e urina de gato, por exemplo, é um terror! Basicamente, o objetivo da impermeabilização é impedir a penetração de líquidos, a entrada de poeira nos estofados, evitar o surgimento de fungos, prolongar a vida útil do item, além de garantir a limpeza e as cores originais por um período maior.

Qual tecido pode ser impermeabilizado?
Na imagem abaixo você pode observar como os líquidos ficam sobre um tecido impermeabilizado, ao invéz de absorver o líquido o impermeabilizante cria uma camada protetora que repele o líquido e forma pequenas gotículas de líquido que podem ser secas com um simples papel-toalha.

Como Impermeabilizar o sofá?
Existem duas maneiras de se impermeabilizar o sofá: fazer uma impermeabilização caseira, ou contratar uma empresa especializada em impermeabilização. Se o seu sofá for antigo e demandar limpeza antes da impermeabilização eu sugiro contratar uma empresa especializada, pois antes do processo de impermeabilização do sofá eles realizam uma limpeza profunda para eliminar ácaros, manchas e a poeira do seu estofado. Assim na hora da impermeabilização o seu sofá estará limpo e higienizado.

Quanto tempo dura?
O processo de impermeabilização de sofá pode levar de 90 minutos a até 120 minutos. O resultado desta aplicação pode assegurar um móvel de qualidade por até 3 anos. No entanto, o dono do sofá pode continuar realizando limpezas simples com a utilização do aspirador de pó. O ideal é que o sofá passe por uma limpeza uma ou duas vezes por semana, apenas para a retirada do excesso de poeira. No entanto, se um copo de vinho cair no seu móvel impermeabilizado, o adequado é utilizar um papel toalha para fazer essa absorção sem deixar que ocorra a penetração no tecido. Por isso, o correto é apenas deixar que o papel faça a absorção sem esfregar o sofá.

Impermeabilização caseira: o que usar e como fazer?
É importante começar pela escolha de um produto de qualidade que vai garantir uma boa impermeabilização e que será durável. Um dos produtos de impermeabilização para tecido mais utilizados é o Scotchgard 3M, que serve para os sofás, carpetes, roupas e até bancos de veículos. Outro produto muito utilizado é o Ecotextil que tem duas versões, sendo a premium resistente a vinho, óleo e até a urina de animais.