Como identificar os sinais de risco de suicídio nas redes sociais

2015-04-10_190211

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, e essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito.
Os sintomas nem sempre são visíveis e muitas vezes são silenciosos.
Como perceber os sinais que podem indicar se alguém está cogitando suicídio?

Quando a pessoa diz quero me matar, quero morrer, vou cometer suicídio” Muita gente não dá atenção para isso porque acha que a pessoa não está falando a verdade, que quem fala não faz. Quando diz estou muito cansada, não quero continuar. É algo que, isoladamente, não recebe muita atenção das pessoas.
Mas junto com outros sintomas, tem de ser visto com um olhar mais diferenciado.
Se a pessoa deixa de ir à escola ou falta ao trabalho com regularidade, por exemplo.
Se a pessoa deixa de fazer as atividades de que gosta ou come mais ou come menos que o usual, se tem insônia ou dorme demais.
Lembrando que sintomas de depressão associados a sinais verbais pode mostrar que pessoa está em risco.
Às vezes a pessoa está com risco baixo de suicídio e tem um desencadeante forte, como ser mandada embora do emprego, perder alguém importante. Pode ser a gota d’água.
Uma das formas mais eficazes de prevenção é estar mais atento às pessoas ao redor. Ter esse olhar, essa percepção de que alguém não está bem, se aproximar, perguntar como ela está e realmente ouvir
Quando a pessoa começar a usar mais as redes, ficando mais isolada, ou quando ela começa a seguir páginas com conteúdo que tenham mais relação com depressão ou questões ligadas à morte – esses são possíveis sintomas de depressão ou tendência de suicídio.
As pessoas se expressam de maneira diferente em redes diferentes – com menos sinceridade em posts do Facebook, por exemplo, e mais abertura em comentários de vídeos no YouTube, que não aparecem para as redes de contato.
Usuários que identificarem conteúdo impróprio, como vídeos ou mensagens incitando o suicídio ou mensagens de pessoas que pareçam inclinadas a tentar isso, também podem agir, usando canais de denúncias das plataformas (no Facebook, clicando nos três pontinhos no canto superior direito da publicação. No YouTube,clicando nos três pontinhos localizados no canto inferior direito de cada vídeo, no Twitter, na lateral direita superior do tuíte e no Instagram, nos três pontinhos do lado superior direito).
O Facebook, por exemplo, envia uma mensagem dizendo “Um de seus amigos está preocupado com você”, oferecendo opções de ajuda aos usuários.