Como identificar lojas confiáveis na Black Friday

2015-04-10_190211

O Black Friday no Brasil acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos e para muitas pessoas, é uma ótima oportunidade para adquirir uma grande variedade de mercadorias por preços mais baixos.
Entretanto, é preciso estar atento, uma vez que a internet está cheia de lojas pouco confiáveis que podem dar prejuízos e enganar o consumidor. Dessa maneira, saber identificar cada local adequadamente é fundamental para aproveitar as ofertas sem dor de cabeça.

Dicas importantes
A primeira coisa a fazer é verificar se as lojas apresentam as informações obrigatórias por lei, como CNPJ, razão social, endereço, telefone, email ou outro canal para contato. Além disso, é fundamental que o e-commerce disponha de configurações de segurança na página e que seu alvará esteja em dia na Receita Federal.
Outro aspecto que ajuda a identificar lojas que aplicam golpes online é verificar se aparecem em sites especializados em reclamações, como Reclame Aqui e eBit.
Também é essencial verificar se as URLs estão de acordo com o Google Transparency Report. Trata-se de uma ferramenta para analisar quão seguro é um link de uma loja, mesmo com o certificado e o cadeado do lado do endereço.

Outros conselhos
O Procon pode ajudar bastante se houver dúvida na hora de fazer uma compra em uma loja virtual. É possível acessar o site e verificar como está a situação do e-commerce em que a compra será realizada.
Além disso, é preciso saber se o local apresenta política de devolução e garantia dos produtos vendidos. Questões como domínio, opinião de usuários em fóruns e a forma como os dados são protegidos também devem ser levados em conta em prol da segurança.
Outra coisa importante é desconfiar sempre que a oferta parecer “boa demais para ser verdade”. A internet está cheia de armadilhas para surpreender e enganar pessoas ingênuas, especialmente na Black Friday. Dessa forma, fique de olho, pois qualquer descuido pode trazer consequências graves.
Se mesmo depois de executar esses procedimentos ainda houver dúvida sobre a loja, não arrisque e procure outro estabelecimento.
Levando essas dicas em consideração, você poderá realizar compras na Black Friday sem precisar se preocupar.
E é importante ter em mente que há muitos locais seguros e bastante confiáveis que apresentam ótimas promoções e descontos nessa data.