Como identificar e evitar colesterol

2015-04-10_190211

Os sintomas de colesterol alto, em geral, não existem, só sendo possível identificar o problema através do exame de sangue. Porém, o excesso de colesterol pode levar a um depósito de gordura no fígado, o que pode gerar alguns sinais como:
– Bolinhas de gordura na pele, conhecido como (xantelasma);
– Inchaço do abdômen sem razão aparente;
– Aumento da sensibilidade na região da barriga.
O inchaço abdominal e a sensibilidade nessa região normalmente são provocados pelo aumento do fígado e do baço que ocorre quando as concentrações de triglicerídeos no sangue atingirem valores altos, podendo até produzir outros sintomas como dor abdominal intensa e náuseas frequentes.

O que causa o colesterol alto
A principal causa do colesterol alto é ter uma alimentação pouco saudável, rica em alimentos com gordura como queijos amarelos, embutidos, frituras ou produtos industrializados.
No entanto, a falta de exercício físico ou os hábitos de vida pouco saudáveis como o cigarro ou o consumo de álcool também aumentam o risco de ter mais colesterol ruim.
Além disso, existem ainda pessoas que sofrem com colesterol alto hereditário que acontece mesmo quando têm cuidado com a alimentação e fazem exercício físico.

Como tratar colesterol alto
A melhor forma de reduzir o colesterol alto e evitar o uso de remédios é fazer atividade física regularmente e ter uma alimentação saudável, pobre em gorduras e com bastantes frutas e legumes. Além disso, também existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a desintoxicar o corpo e o fígado.
É importante baixar o colesterol alto porque ele pode ter graves consequências para a saúde que incluem aterosclerose, pressão alta, insuficiência cardíaca e infarto. Veja algumas receitas de remédios caseiros para baixar o colesterol alto:

Receitas para baixar o colesterol
Estas receitas são ótimas estratégias para baixar colesterol, sendo uma ótima opção de refeição saudável e equilibrada.

Creme de abacate
Benefício: É rico em gorduras saudáveis e antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol ruim.
Como fazer: Bater no liquidificador 1 abacate maduro com 100 ml de leite desnatado e adoçar à gosto.

Panqueca de berinjela
Benefício: A berinjela que tem propriedades funcionais que ajudam a equilibrar o colesterol e triglicerídeos, já a semente de linhaça é rica em omegas 3 e 6 e também cria uma goma no estômago prolongando o efeito de saciedade da refeição, ajudando no processo de emagrecimento.
Massa: Bater no liquidificador 1 copo de leite desnatado + 1 copo de farinha de trigo integral + 1 ovo + 1/4 copo de azeite, sal e orégano.
Recheio: Refogar 1 berinjela com peito de frango desfiado e temperar à gosto. Outra opção é fatiar a berinjela e assar com temperos como alho fresco, sal, cebola, limão e curry.

Salada de alface com cenoura e limão
Benefício: A salada de alface com cenoura e limão contribui para redução do colesterol porque tem um baixo teor de gordura.
Como fazer: Colocar em um recipiente alface picada, cenoura crua ralada, cebola em rodelas e temperar com 1 limão espremido e alguns dentes de alho fresco.

Soja verde refogada
Benefício: A soja verde na vagem contém isoflavonas que auxiliam na redução do colesterol, é pobre em gorduras e a qualidade da proteína da soja é muito parecida com a da carne, com a vantagem de não conter colesterol, superando em qualidade todas as outras proteínas vegetais.
Como fazer: Cozinhar a soja verde em água e depois de macia, temperar com molho de soja, vinagre e gengibre em pó.

Arroz integral com cenoura
Benefício: É rico em fibras que favorecem a eliminação de moléculas de gordura pelas fezes, além de vitaminas do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e manganês assim como fitoquímicos com ação antioxidante. A camada externa do arroz integral possui orizanol, uma substância conhecida por prevenir e controlar doenças cardiovasculares.
Como fazer: Refogar o arroz integral com alho, cebola e sal e depois adicionar água e cenoura ralada.
No tratamento para baixar o colesterol, aconselha-se evitar ingerir alimentos de origem animal e também alimentos gordurosos, como as carnes vermelhas. Usar na alimentação frutas e legumes frescos e cereais integrais auxiliam o organismo a eliminar excesso de gordura do sangue, resultando em saúde.