Como fugir dos preços altos e economizar?

2015-04-10_190211

A inflação tem aumentado para todas as faixas de renda, famílias procuraram por alternativas

Com a alta de preços espalhada por vários setores, está cada vez mais difícil fugir da inflação. Os reajustes penalizam de forma mais cruel os mais pobres, que têm menos renda disponível para fazer frente à escalada de preços e pouco acesso a serviços financeiros que protegem o valor do dinheiro.

Nos últimos meses, a inflação tem aumentado para todas as faixas de renda, o que tem levado famílias a procurar alternativas que caibam no bolso. Mas, quando até o ovo, que substitui proteínas como carne e frango, está mais caro, o que os brasileiros podem fazer?

O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan, diz que a principal arma do consumidor é pesquisar. “Quando há um movimento de inflação ou mesmo de acomodação de preços, é importante o consumidor fazer sua pesquisa e verificar os valores antes de fazer as compras. Os supermercados, por exemplo, têm políticas que adotam no momento de fazer suas aquisições e podem fazer promoções para manter o consumidor”, explica.

Também é importante que as famílias tenham conhecimento detalhado do orçamento da casa. A professora Ana Lídia Galvão, do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), explica que o primeiro passo para economizar é “colocar tudo no lápis”. Ou seja, anotar quanto ganha e todos os gastos.

O consumidor, antes de sair de casa, deve fazer um inventário do que tem na dispensa para evitar comprar o que já tem. Além disso, levar a lista pronta e se ater a ela para não demorar. “Supermercado é feito para você não correr, porque o chão é liso e não tem relógio, justamente para você perder a hora. Quanto mais tempo você fica no mercado, mais coisas inúteis você vai comprar”, afirma a professora.