Como fazer futon de um colchão usado

2015-04-10_190211

Futons são almofadas ou colchões tradicionais no Japão e se caracterizam por ter mais de 5 centímetros de altura. Além disso podem ser utilizados em conjunto com edredom, almofada e o colchão usando estampas e costuras características

Eles podem ser utilizados direto no solo sobre, uma esteira ou estrado, por exemplo.
Outra característica do futon é o fato do acolchoado ser bem flexível, portanto a espuma interna deve ser igualmente flexível e resistente à dobras. Sem dúvida é o material mais caro e importante para quem deseja fabricar este tipo de produto.

Na arquitetura o futon tem como principal objetivo oferecer conforto para sentar, deitar, etc.
Além de decorar também fornece conforto acústico, pois as almofadas absorvem bem ondas sonoras e deixam o ambiente fechados mais silenciosos.

Portanto consideramos poltronas e colchões tipo futon uma excelente alternativa para locais de descanso e sono como quartos, salas de leitura e varandas, por exemplo. Na imagem acima temos o exemplo de futons pendurados como cabeceiras da cama.

Como fazer
Basta ter um tecido que possa cobrir os dois lados do colchão ( com sobras). Depois de fazer uma “capa” (como o da foto) com uma sobra, de pelo menos 5 cm de cada lado, você coloca sobre o colchão uma camada de fibra para ficar mais fofo e dar volume na hora de colocar os botões. Feito isto, separe um rolinho de fibra para fazer o “gordinho” ( debrum) do colchão na hora de fechar tudo.
Se quiser usar o capitonê, basta demarcar o local onde ele será inserido. No futon em questão devem ser usados oito botões forrados, quatro para a parte de cima e quatro na debaixo.Para confeccionar o capitonê é só cortar pedaços de tecido com medida de 05 cm x 1.5 cm e enrolar.
A partir dos rolinhos que serão usados como forma de puxar a espuma, pois se usar os botões apenas forçará demais o fundo e a capa poderá se soltar.
Para prender os botões e os rolinhos utilize uma agulha comprida que passe a espuma com maior facilidade.
Siga as fotos e mostre do que é capaz!