Como fazer esqueletos de folhas e criar lindos arranjos

2015-04-10_190211

Muitas coisas podem ser feitas com essa técnica. Existe uma gama de possibilidades interessantes, para diversos ambientes diferentes, para eventos diversos, ocasiões especiais, etc. Podem ser feitos arranjos florais, enfeites de natal e, decoração para o casamento e, até mesmo os buquês para as noivas.
Portanto, tudo o que as pessoas precisam ter para conseguir fazer trabalhos muito atrativos com a técnica da esqueletização de folhas e flores é criatividade para buscar novas utilidades para os materiais, além de disposição e curiosidade para testar coisas diferentes.

Como a técnica funciona?
Primeiramente você precisará definir quais folhas quer usar para fazer as suas flores esqueletizadas, o recomendado é que sejam usadas folhas grandes e que já estejam há algum tempo fora de seus caules.
Essas folhas devem ser colocadas em ¾ de litro de água, junto a 80 gramas de bicarbonato de sódio, deixando elas nessa mistura por algum tempo. Elas serão retiradas desse processo quando modificações forem percebidas, quando as folhas começarem a se desfazer  de suas “carnes”.
Para continuar com a esqueletização é preciso que as folhas sejam depositadas sobre um pano e sejam levemente esfregadas para fazer a separação de seus esqueletos. Depois que isso for feito, coloque o esqueleto sobre uma folha de papel e passe um pouco de água oxigenada para que haja clareamento do esqueleto.

Outra maneira de fazer a esqueletização
Esse processo não precisa ser feito somente de uma forma, existem outras formas para conseguir chegar a tal resultado.
Para que funcione, você precisará usar uma colher de sopa de soda caustica para cada litro de água usada no processo. Um litro de água é, justamente, a quantidade de água necessária para realizar essa prática.
A água deve ser levada ao fogão e depois que começar a fazer deve ser mantida sobre o fogo por uma hora (a exposição ao fogo deve ser constante durante esse período).
Depois disso, é preciso esperar que a água esfrie. Quando a água já estiver em temperatura ambiente, a solução é escorrida e as folhas são enxaguadas, em média, 3 vezes. Agora, as folhas devem ficar de molho em água limpa.
Por fim, para que as folhas cheguem na coloração desejada, é preciso colocar as folhas novamente em um recipiente com água sanitária diluída. Aos poucos, as folhas vão chegando em novas cores e tons, até que fiquem totalmente brancas.