Como fazer chips de maçã para os lanches do dia

2015-04-10_190211

Os chips caseiros e saudáveis são uma ótima opção para lanches leves sem estragar a dieta

Os chips são geralmente salgadinhos laminados, como as batatas fritas tipo Ruffles. Mas, também se pode fazer chips com frutas, que aliás, é uma opção muito procurada atualmente por quem faz dieta, já que são uma delícia para um lanche rápido ou para amenizar a fome antes da próxima refeição.
Se fizer em casa, como nessas receitas de chips de maçã que vai ver a seguir, também vai conseguir docinhos crocantes e saudáveis para que as crianças comam com mais qualidade.

Com canela no forno
3 maçãs; canela em pó a gosto.

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 130ºC; lave muito bem as maçãs e seque com uma toalha; com um mandolin (descascador/cortador de vegetais), corte fatias muito finas de maçã.
Se não tiver, pode usar uma faca; disponha as fatias de maçã num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Adicione canela a gosto; leve ao forno por cerca de 1 hora ou até estarem completamente sequinhas e crocantes. Vire as fatias de maçã após 30 minutos para dourar por igual.

No micro-ondas
Se não tiver um forno à disposição, pode também fazer esses chips usando o micro-ondas

Ingredientes
1 maçã; canela em pó a gosto; açúcar mascavo (opcional): a gosto.

Modo de preparo
Corte a maçã em rodelas fininhas. Não é preciso tirar a casca nem o caroço; coloque no prato do micro-ondas uma folha de papel absorvente de cozinha e distribua as rodelas de maçã sem as sobrepor; polvilhe com canela e um pouco de açúcar mascavo, se quiser mais doces; leve ao micro-ondas 3 minutos, retire, vire e leve mais 3 minutos. Está pronto.

Chips de maçã frita
Maçãs sem casca: 2 unidades; suco de limão: 2 colheres (sopa); amido de milho: para empanar; açúcar com canela: a gosto; creme de leite fresco batido como chantili: 120 ml.

Caramelo
Açúcar: 1 xícara + 2 colheres (sopa); água: 60 ml; creme de leite fresco: 120 ml.

Modo de preparo
Numa frigideira, coloque 120 g de açúcar, 60 ml de água e leve ao fogo baixo até obter uma cor levemente dourada (+/- 10 minutos);  acrescente 120 ml de creme de leite fresco e mexa até dissolver todo o caramelo. Retire do fogo e reserve.

Modo de preparo da maçã
Corte 2 maçãs sem casca em fatias finas e coloque numa tigela com 30 ml de suco de limão; passe as fatias de maçã no amido de milho e frite em óleo quente até dourar e ficar crocante; retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Em seguida, passe no açúcar com canela;
Numa tigela pequena, coloque um pouco de chantilly, despeje um pouco de calda de caramelo e sirva com as fatias de maçã fritas.