Como fazer batom caseiro, simples e vegano?

2015-04-10_190211

A maquiagem é um artifício de beleza muito antigo, hoje utilizamos produtos de beleza industrializados cheios de corantes, conservantes, pigmentos orgânicos e inorgânicos e derivados petroquímicos. Tudo isso penetra através dos poros de nossa pele e através da corrente sanguínea chega ao fígado, que tem que dar conta de eliminar essas toxidades
Além disso, a composição desses produtos envolve crueldade com os animais, pois certos ingredientes, como por exemplo o Carmim e a Cera Alba, são feitos a partir da morte deles.
O Carmim é extraído de um pequeno inseto, a Cochonilha e a Cera Alba é derivada da abelha, e se obtém esta matéria-prima a partir do processo de extração do mel, no qual as abelhas sofrem e até morrem. Outro aspecto dessa crueldade é que esses produtos são testados em animais, sendo que já existem alternativas que dispensam isso.
Quando não havia tecnologia, a indústria, os laboratórios químicos e as grandes marcas de cosméticos, a mulher realçava sua beleza de forma totalmente natural utilizando os corantes vegetais e minerais. Neste conteúdo vamos resgatar esse naturalismo, com algumas formas de fazer batom caseiro, natural e vegano e ficar ainda mais bonita de forma cruelty-free, saudável, sustentável, ecológica e econômica. Um batom que hidrata a boca, sem conservantes, corantes, chumbo e outros produtos artificiais e tóxicos.
Basicamente, para confeccionar o seu batom será necessário um óleo vegetal, o mais indicado é o de coco e um corante vegetal, com várias opções de cores.
Como corantes pode-se utilizar o açafrão (cúrcuma), o urucum (colorau), o hibisco em pó, canela em pó, a beterraba, o açaí, o cacau em pó, entre outros.

Receita de batom de Colorau (urucum em pó)
Esta receita de batom pode servir como base para a utilização de outros corantes vegetais, para isso é só substituir o urucum por outro ingrediente que dê cor ao batom.

Ingredientes
1 colher (sopa) de cera de carnaúba (para uso cosmético) ou manteiga de cacau; 2 colheres (sopa) de óleo de coco; 1 colher (chá) de colorau (Urucum em pó); 2 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

Preparo
Derreta a cera de carnaúba ou manteiga de cacau em banho-maria. Assim que derreter, acrescente 2 colheres de sopa do óleo de coco.  Ao final, adicione o urucum, o óleo essencial (opcional) e misture. Ao esfriar, o batom irá obter uma textura mais firme.

Conservação
Conserve em temperatura ambiente, não deixe em locais muito quentes, para não alterar cor, textura e odor, prejudicando a conservação das propriedades desse batom.

Receita de batom de Hibisco
Ingredientes
1 colher de chá de cera de carnaúba para uso cosmético (cuidado que tem cera de carnaúba para encerar carro. É importante ser para uso cosmético); 1 colher de chá de manteiga de cacau ralada; 2 colheres de chá de óleo de coco; 6 a 10 gostas de óleo essencial (opcional);  1  colher de chá de hibisco em pó.

Preparo
O batom será preparado em banho maria, então é necessário um pote, uma panela para esquentar a água e uma peneira de inox para facilitar o processo. Após a água ferver, coloque o pote na peneira e acrescente o cera de carnaúba. Utilize uma tampa para a cera derreter mais rápido. Após derreter, acrescente a manteiga de cacau e o óleo de coco. Mexa bem até derreter tudo.
Adicione o óleo essencial. Por fim, coloque o pó de hibisco e misture bem. Após, coloque a mistura em um pequeno pote de vidro e mexa para que o pó de hibisco não fique concentrado no fundo. A mistura irá secar e o seu batom caseiro, natural e vegano estará pronto. Por se tratar de um produto natural, o prazo de validade é de 6 meses. O resultado será um batom levemente vermelho, perfeito para o dia a dia.
Dica: espere 48h para usá-lo, pois o o óleo vai retirando o corante natural do hibisco aos poucos, deixando mais vermelho.

Receita de batom de Beterraba
Ingredientes
¼ beterraba crua; 4 colheres de óleo de coco; 1 colher de beterraba em pó; 1 colher de água de rosas.

Preparo
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até a mistura ficar uniforme.
Em seguida, despeje num potinho de vidro limpo com tampa e mantenha fechado. O óleo de coco é um conservante natural e, por este motivo, o batom não precisa ser guardado na geladeira.

Fazer seu próprio batom é uma atitude que contribui para a sustentabilidade no planeta. A produção artesanal de produtos cosméticos é uma forma de parar de alimentar a exploração animal e até humana, além de diminuir a devastação da natureza; reduzir o aquecimento global por conta da excessiva atividade das indústrias, e minimizar o consumismo desenfreado.
Uma simples atitude que gera uma corrente de sustentabilidade, com cada um fazendo a sua parte!