Como evitar a síndrome de bebê sacudido

2015-04-10_190211
É necessário tomar o cuidado para que o bebê não seja sacudido bruscamente

É normal chacoalhar os bebês para brincar, ou até mesmo ninar. Entretanto esse hábito é extremamente perigoso porque pode resultar na síndrome do bebê sacudido. Em geral, isso ocorre pois o bebê pequeno tem a cabeça maior que o corpo e o pescoço ainda não possui a musculatura bem desenvolvida, o que, com os movimentos bruscos pode acarretar em lesões cerebrais.
As sequelas da síndrome são transitórias ou definitivas. Muitas crianças, inclusive, ficam com retardo de desenvolvimento neuropsicomotor, surdez e até lesões oftalmológicas sem que o diagnóstico seja relacionado às sacudidas bruscas. Em 30% dos casos, pode causar o óbito.
É necessário tomar o cuidado para que o bebê não seja sacudido bruscamente, ou seja, nas brincadeiras e na hora de dormir é indicado manter a cabeça da criança firme.
Outro tipo de atenção é quando o bebê se engasga e os pais o sacodem para que a respiração volte. Nesse caso, a maneira mais indicada é virá-la de lado ou colocá-la de bruços sobre o antebraço, levemente inclinada para baixo. Nunca balance-a com força.